Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/23549
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_FormacaoCidadaoPapel.pdf497,49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
ARTIGO_FormationCitizensPediatrician.pdf497,49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: The formation of citizens : the pediatrician’s role
Outros títulos: A formação do cidadão : papel do pediatra
Autor(es): Campos Júnior, Dioclécio
Assunto: Epigenética
Prevenção
Estresse tóxico
Data de publicação: Mai-2016
Editora: Elsevier Editora Ltda.
Referência: CAMPOS JÚNIOR. Dioclécio. The formation of citizens: the pediatrician's role. J. Pediatr. (Rio J.), Porto Alegre, v. 92, n. 3, supl. 1, p. 23-29, maio/jun. 2016. Disponível: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0021-75572016000400023&lng=en&nrm=iso&tlng=en>. Acesso em: 22 maio 2017. http://dx.doi.org/10.1016/j.jped.2015.12.002.
Resumo: Objetivo: O presente artigo de revisão científica tem por objetivo configurar o papel fundamental do pediatra na formação do cidadão do século XXI. Fontes dos dados: Contribuições bibliográficas importantes produzidas pela neurociência, ecologia e epigenética no âmbito da primeira infância. Síntese dos dados: Grande número de doenças que desqualificam a vida de pessoas adultas resulta de sérios, e muitas vezes incontroláveis, distúrbios, que ocorrem na primeira infância, período insubstituível para a construção segura do cérebro, da personalidade e da inteligência humana. Destaca-se a evidência científica que se tornou inquestionável, segundo a qual os abusos e negligência e outras formas de violência, às quais a criança é exposta durante o ciclo de vida de mais complexa dinâmica existencial, estão na gênese de várias enfermidades físicas e outras de natureza mental, inclusive as morbidades depressivas e a própria esquizofrenia. Ressalta, por outro lado, as práticas saudáveis como a leitura e a música, capazes de contribuir intensamente para o exercício da capacidade cognitiva inerente a esse período de vida como prerrequisito para aquisição da aprendizagem indispensável à alta performance educacional no período da escolaridade. Conclusão: À luz das evidências científicas arroladas, o pediatra emerge como o profissional mais diferenciado para a prestação dos cuidados preventivos e curativos indispensáveis à estruturação qualificada de um cidadão saudável.
Abstract: Objective: This review article aims to define the fundamental role of the pediatrician in the formation of citizens in the 21st century. Source of data: Significant bibliographical contributions produced by neuroscience, ecology, and epigenetics in the early childhood scenario. Synthesis of data: Many diseases that impair the lives of adults result from severe and often uncontrollable disorders that occur in early childhood, an irreplaceable period for the safe construction of the human brain, personality, and intelligence. There is noteworthy scientific evidence that has become unquestionable, according to which abuse and neglect and other forms of violence to which children are exposed during the the course of their lives, are the genesis of many physical ailments and other mental diseases, including depressive morbidity and schizophrenia. Conversely, it is also emphasized that healthy practices such as reading and listening to/playing music are able to intensively contribute to the exercise of cognitive capacity inherent to this period of life, as a prerequisite for the acquisition of learning indispensable to the high educational performance during the schooling period. Conclusion: In the light of the disclosed scientific evidence, the pediatrician emerges as the most differentiated professional to provide preventive and curative care indispensable to the skilled formation of a healthy citizen.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Medicina (FMD)
Licença: © 2016 Sociedade Brasileira de Pediatria. Published by Elsevier Editora Ltda. This is an open access article under the CC BY-NC-ND license (http://creativecommons.org/ licenses/by-nc-nd/4.0/). Fonte: http://www.scielo.br/pdf/jped/v92n3s1/0021-7557-jped-92-03-s1-0S23.pdf. Acesso em: 22 maio 2017.
DOI: http://dx.doi.org/10.1016/j.jped.2015.12.002
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.