Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/2352
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2007_MarcosLeandroMMorris.pdf1,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Avaliação da qualidade do solo em sistema orgânico de cultivo
Outros títulos: Evaluation of soil quality in organic cultivation system
Autor(es): Morris, Marcos Leandro Matias
Orientador(es): Goedert, Wenceslau J.
Assunto: Cultivos agrícolas
Solos - análise
Solos - composição
Agricultura orgânica
Data de publicação: Dez-2007
Referência: MORRIS, Marcos Leandro Matias. Avaliação da qualidade do solo em sistema orgânico de cultivo. 2007. 95 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Agrárias)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
Resumo: O sistema de produção orgânico tem crescido continuamente na última década em razão de uma demanda cada vez maior por seus produtos. As estimativas atuais da FAO indicam um crescimento médio de 15% a 30% ao ano, podendo atingir 3,5% a 5,0% do mercado mundial de alimentos no ano de 2010, o que corresponderia a vendas de US$ 61 a US$ 94 bilhões em alimentos orgânicos. Segundo a Instrução Normativa nº. 007 do Ministério da Agricultura e do Abastecimento, de 17 de maio de 1999, considera-se sistema orgânico como sendo: “todo aquele em que se adotam tecnologias próprias com o objetivo de aperfeiçoar o uso dos recursos naturais e socioeconômicos, tendo por objetivo a auto-sustentação no tempo e no espaço, a maximização dos benefícios sociais, a minimização da dependência de energias não renováveis e a eliminação do emprego de agrotóxicos e de quaisquer outros insumos artificiais tóxicos, organismos geneticamente modificados (OMG/transgênicos) ou radiações ionizantes em qualquer fase do processo de produção, armazenamento e consumo, privilegiando a preservação da saúde ambiental e humana e assegurando a transparência em todos os estágios de produção e da transformação”. O objetivo deste trabalho foi avaliar a qualidade do solo em quatro áreas sob sistema orgânico de cultivo, localizadas em propriedade comercial, por diferentes tempos de uso: 1, 4, 7 e 10 anos. Para cada área avaliada foi elaborado um diagrama comparativo e calculado um índice de qualidade do solo a partir dos seguintes indicadores de qualidade do solo, em duas profundidades: densidade do solo, porosidade total, estabilidade dos agregados, teor de matéria orgânica, capacidade de troca catiônica, carbono total da massa microbiana, respiração basal e quociente metabólico. ________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The objective of this study was to evaluate the soil quality in four farming areas utilizing organic cultivation system, with different periods: 1, 4, 7 and 10 years. The following soil quality indicators were evaluated in each area, in two soil layers (0-15 and 15-30 cm): bulk density, soil porosity, aggregate stability, organic matter content, cation exchange capacity, microbial biomass carbon, basal respiration and metabolic quotient. Using data obtained for three of these indicators (soil porosity, organic matter and metabolic quotient), a comparative diagram was elaborated and a soil quality index was calculated for each area evaluated. The results have shown an improvement in soil quality under organic cultivation in function of cropping time. Furthermore, indicated that chemical and biological indicators were more sensitive in soil quality assessments, compared to physical ones.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2007.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.