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2017_PatríciaAndréaOsandónAlbarrán.pdf875,38 kBAdobe PDFView/Open
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dc.contributor.advisorSilva, Daniele Nunes Henrique-
dc.contributor.advisorhttp://dx.doi.org/10.26512/2017.03.T.23512-
dc.contributor.authorOsandón Albarrán, Patrícia Andréa-
dc.date.accessioned2017-05-16T20:33:34Z-
dc.date.available2017-05-16T20:33:34Z-
dc.date.issued2017-05-16-
dc.date.submitted2017-03-17-
dc.identifier.citationALBARRÁN,Patrícia Andréa Osandón. O ofício da dança e a bailarina cega ou com baixa visão: um estudo a partir da perspectiva histórico-cultural. 2017. xii , 198 f. Tese (Doutorado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/23512-
dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2017.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho, que tem como fundamento a perspectiva histórico-cultural, surge com o objetivo de ampliar as discussões sobre dança e deficiência visual, compreendendo os sentidos produzidos por bailarinas cegas ou com baixa visão acerca do ofício da dança em seu processo de desenvolvimento.O trabalho objetiva também analisar a trajetória de vida das bailarinas no processo de profissionalização, além de refletir sobre as especificidades técnicas para o exercício do ofício da dança e compreender as relações entre inclusão social, arte e desenvolvimento da pessoa cega ou com baixa visão. O percurso metodológico foi composto pela construção de narrativas realizadas por meio de entrevistas semiestruturadas. Participaram do estudo 8 (oito) bailarinas na idade de 20-35 anos cegas ou com baixa visão de uma instituição brasileira de dança clássica. A partir do material videogravado e do diário de campo, surgiram três eixos de análise: a) A dança-ofício na trajetória de vida das bailarinas cegas ou com baixa visão; b) Os processos de aprender e o domínio da técnica da dança-ofício; e c) A experiência no palco: o público e a bailarina. Os resultados do trabalho de campo indicam que a dança clássica configurou-se para as bailarinas entrevistadas nesta pesquisa como uma esfera promotora de inclusão social, ofício e desenvolvimento; uma mudança radical na trajetória de vida delas.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO ofício da dança e a bailarina cega ou com baixa visão : um estudo a partir da perspectiva histórico-culturalpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordDeficiência visualpt_BR
dc.subject.keywordDançapt_BR
dc.subject.keywordInclusão social - Brasilpt_BR
dc.subject.keywordBaixa-visãopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2017.03.T.23512-
dc.description.abstract1The present work, based on the historical-cultural perspective, has the objective of expanding the discussions relating to dance and visual impairment, presenting an understanding of the senses produced by blind and visually impaired ballet dancers during their performances and their development process. This thesis also aims to analyze the life trajectory of the dancers in the professionalization process, in addition to reflect about the technical specificities for the exercise of the dance profession and to understand the relationships between social inclusion, art and the development of the blind or visually impaired person. The methodological course was composed by the construction of narratives made through semi-structured interviews. Eight (8) blind or visually impaired dancers aged 20-35 years of a Brazilian classical dance institution took part in the study. From the videotaped material and the field diary, three axes of analysis emerged: a) The dance-craft in the life trajectory of the blind and visually impaired dancers; b) The processes of learning and the mastery of the technique of dance-craft; and c) The experience on stage: the audience and the dancer. The results of the fieldwork indicate that the classical dance was configured for the ballerinas interviewed in this research as a sphere that promotes social inclusion, professionalization and development; a radical change in their life trajectory.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Psicologia (IP)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento e Saúdept_BR
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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