Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/23471
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
2017_FabianaAparecidadeAssis.pdf5,99 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Affichage complet
Élément Dublin CoreValeurLangue
dc.contributor.advisorSilva, Edna Cristina Muniz da-
dc.contributor.authorAssis, Fabiana Aparecida de-
dc.date.accessioned2017-05-09T20:55:22Z-
dc.date.available2017-05-09T20:55:22Z-
dc.date.issued2017-05-09-
dc.date.submitted2017-03-24-
dc.identifier.citationASSIS, Fabiana Aparecida de. Gêneros textuais nos livros didáticos de Geografia. 2017. 132 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/23471-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2017.pt_BR
dc.description.abstractCom o objetivo de analisar os textos presentes em um capítulo de cada um dos três livros de Geografia mais adotados para os alunos do 9º ano do ensino fundamental, no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2014), a fim de identificar os gêneros presentes nesses capítulos, bem como as características léxico-gramaticais, este estudo é orientado pelos arcabouços teórico-metodológicos da Teoria de Gêneros da Escola de Sydney (EGGINS e MARTIN 1994; MARTIN e ROSE 2008; 2012) e da Gramática Sistêmico Funcional (HALLIDAY, 1978, 1994; HALLIDAY e MATTHIESSEN, 2004, 2014; BUTT et al). E para descrição e análise da linguagem visual, orienta-se pela Teoria Semiótica Social da Multimodalidade (KRESS e VAN LEEUWEN,2006; UNSWORTH, 2006). A seleção do corpora é temática, tendo o macro tema Globalização como recorte, devido à relevância dos temas para a compreensão dos desafios atuais da humanidade. Após leitura, descrição e análise de textos verbais para a identificação de como os eventos são representados – Metafunção ideacional –, das relações estabelecidas entre autor e leitor – Metafunção Interpessoal –, e dos modos como as informações sobre os eventos e as relações foram organizadas nos textos – Metafunção Textual –, pode-se verificar a predominância de relações causais entre as informações, evidenciando explicações sequenciais, quando um evento desencadeia outro, que desencadeia outro e assim sucessivamente; explicações fatoriais, quando vários fatores culminam em um evento; e explicações consequenciais, quando um evento desencadeia várias consequências. Esses gêneros, de acordo com a classificação elaborada por pesquisadores da Escola de Sydney, pertencem à família das Explicações. Em relação aos recursos visuais, foram encontrados principalmente mapas e fotografias narrativas que estabelecem relação de complementariedade por acréscimo com os textos verbais.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleGêneros textuais nos livros didáticos de Geografiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordGêneros literáriospt_BR
dc.subject.keywordLivros didáticos - Geografiapt_BR
dc.subject.keywordPrograma Nacional do Livro Didático (PNLD)pt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2017.03.D.23471-
dc.description.abstract1With the objective of analyzing the present texts found in chapters of each one of the three most adopted geography books for the ninth grade of the brazilian middle school, in the Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2014), in order to identify the given genres in these chapters, as well as the lexical-grammatical characteristics, this study is guided by the theoretical-methodological frameworks of the Theory of Genres from Sydney School (EGGINS e MARTIN 1994; MARTIN e ROSE 2008; 2012) and from the Systemic Functional Grammar. And for the description and analysis of the visual language, it is oriented by the Social Semiotic Theory of Multimodality (Kress e van Leeuwen,2006; Unsworth, 2006). The selection of the corpora is thematic, having the macro theme Globalization as a cut, due to the relevance of the themes for the comprehension of the current humanity challenges. After lecture, description and verbal text analysis for the identification of how the events are represented – Ideational Metafunction -, from the established relations between author and reader – Interpersonal Metafunction -, and the modes on how the information and relations about the events are organized on the texts – Textual Metafunction -, the predominance of causal relations between the information can be verified, evidencing factorial explanations, when several factors culminate in an event, and consequential explanations, when an event triggers several consequences. These genres, according to the classification developed by the researchers from Sydney School, belongs to the explanation family. In relation to the visual resources, maps and narrative photographs were mainly found to establish a complementary relation with the addition with the verbal texts.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Letras (IL)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (IL LIP)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Linguísticapt_BR
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Affichage abbrégé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/23471/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.