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ARTIGO_RepresentacoesSociaisProfessores.pdf242,35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.authorGalinkin, Ana Lúcia-
dc.contributor.authorAlmeida, Ângela Maria de Oliveira-
dc.contributor.authorAnchieta, Vânia Cristine Cavalcante-
dc.date.accessioned2017-05-05T15:58:52Z-
dc.date.available2017-05-05T15:58:52Z-
dc.date.issued2012-09-
dc.identifier.citationGALINKIN, Ana Lúcia; ALMEIDA, Angela Maria de Oliveira; ANCHIETA, Vânia Cristine Cavalcante. Representações sociais de professores e policiais sobre juventude e violência. Paidéia (Ribeirão Preto), Ribeirão Preto, v. 22, n. 53, p. 365-374, set/dez. 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-863X2012000300008>. Acesso em: 04 maio 2017. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2012000300008pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/23447-
dc.description.abstractEste estudo teve por objetivo identifi car as representações sociais que professores e policiais civis constroem sobre a violência, em particular, a praticada por jovens. Participaram do estudo 15 professores do ensino médio de duas escolas privadas e 16 policiais civis de ambos os sexos pertencentes a quatro delegacias. Para coleta de dados utilizouse a técnica de grupos focais com posterior análise de conteúdo do corpus discursivo relativo à violência e suas causas. Professores e policiais civis apontam a família moderna como uma das responsáveis pela violência praticada pelos jovens por se desobrigar de seu papel socializador dos fi lhos. Entendem que a responsabilidade da educação dos jovens está sendo transferida da família para eles.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Pretopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleRepresentações sociais de professores e policiais sobre juventude e violênciapt_BR
dc.title.alternativeSocial representations of teachers and police officers about youth and violencept_BR
dc.title.alternativeRepresentaciones sociales de profesores y policiales sobre juventud y violenciapt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordRepresentações sociaispt_BR
dc.subject.keywordViolênciapt_BR
dc.subject.keywordProfessorespt_BR
dc.subject.keywordJovenspt_BR
dc.subject.keywordPoliciaispt_BR
dc.rights.licensePaidéia (Ribeirão Preto) - All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License(Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-863X2012000300008. Acesso em: 04 maio 2017.pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2012000300008pt_BR
dc.description.abstract1This article aims to identify the social representations that teachers and police offi cers construct about violence, particularly that practiced by young people. The study participants were 15 high school teachers from two private schools and 16 police offi cers from four police stations, including both males and females. For the data collection, the focus groups technique was used with subsequent content analysis of the discourse corpus related to violence and its causes. The teachers and police offi cers indicated the modern family as a reason for the violence committed by young people because their role in the socialization of the children is being abandoned. They understand that the responsibility for the education of the young people is being transferred to them by the family.pt_BR
dc.description.abstract2El objetivo de este artículo fue identifi car las representaciones sociales que profesores y policías construyen acerca da la violencia, en particular la violencia juvenil. Participaron del estudio 15 profesores de educación secundaria de dos escuelas particulares y 16 policías de cuatro jefaturas, de ambos sexos. Para recolectar los datos se utilizó la técnica de grupos focales con posterior análisis de contenido del corpus discurso sobre la violencia y sus causas. Profesores y policías identifi can la familia moderna como una de las responsables por la violencia juvenil porque se eximen de su papel socializador de los hijos. Creen que la familia esté transfi riendo la responsabilidad por la educación del joven para ellos, profesores y policías.pt_BR
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