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ARTIGO_PorUmaPedagogiaCompromisso.pdf415,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.authorJoule, Robert-Vicent-
dc.contributor.authorAlmeida, Ângela Maria de Oliveira-
dc.date.accessioned2017-05-05T15:05:36Z-
dc.date.available2017-05-05T15:05:36Z-
dc.date.issued2006-01-
dc.identifier.citationJOULE, Robert-Vicent; ALMEIDA, Angela Maria de Oliveira. Por uma pedagogia do compromisso. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 22, n. 1, p. 35-42, jan/abr. 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722006000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em: 04 maio 2017. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722006000100005pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/23442-
dc.description.abstractUma das questões centrais no campo da educação é: como fazer com que alunos ou filhos se comportem como seus professores ou pais desejam? É objetivo deste artigo responder a esta questão, propondo uma abordagem educativa que se apóia na psicologia do compromisso. O interesse desta abordagem, chamada pedagogia do compromisso, é duplo: (1) ela aumenta as chances de se obter sem impor e, sobretudo, (2) ela favorece a interiorização de valores educativos, familiares e de cidadania. Esta pedagogia tem, além disso, o mérito de estar em consonância com a psicologia social experimental. Algumas técnicas que permitem aumentar a probabilidade de ver alguém fazer livremente o que se espera dele são evocadas: a técnica do “dar-o-primeiro-passo” (dar-o-primeiro-passo com demanda explicita; dar-o-primeiro-passo com etiquetagem), a técnica do “tocar” e a técnica do “você é livre para...”. O artigo termina com quatro princípios de ação suscetíveis de otimizar as práticas educativas: o princípio da liberdade, o princípio do primado da ação, o princípio da naturalização e o princípio da desnaturalização.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherInstituto de Psicologia, Universidade de Brasíliapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titlePor uma pedagogia do compromissopt_BR
dc.title.alternativeFor a pedagogy of commitmentpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordPedagogiapt_BR
dc.subject.keywordPráticas pedagógicaspt_BR
dc.rights.licensePsicologia: Teoria e Pesquisa - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0)). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722006000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 04 maio 2017.pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722006000100005pt_BR
dc.description.abstract1One of the main questions in the field of education is: how to get students or children to behave the way their parents or teachers wish. The aim of the present article is to try to answer this question, proposing an educative approach based on the psychology of commitment. The interests of this approach, called Pedagogy of Commitment are: (1) it increases the chances of obtaining without imposing, and, specially, (2) it favors the internalization of educative, family and citizenship values. Besides that, this pedagogy has the merit of being in line with the experimental social psychology. Some techniques which allow to raise the probability of seeing someone freely do what is expected from them are evoked: the “foot-in-the-door technique” (foot-in-the-door with explicit demand; foot-in-the-door with label); the technique of “touch” and the technique of “you are free to…”. The article ends with four principles of action, susceptible to optimize the educative practices: the principle of freedom, the principle of primacy of action, the principle of naturalization and the principle of denaturalization.pt_BR
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