Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/23397
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_BalancedScoreCard.pdf930,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: BalancedScoreCard : sua aplicação na identificação de necessidades de informação de usuários
Outros títulos: Balanced scorecard : its application in identification of user information needs
BalancedScoreCard : su aplicación en la identificación de las necesidades de información de usuarios
Autor(es): Caribé, Rita de Cássia do Vale
Assunto: Balanced scorecard
Estudo de usuários
Informação
Bibliotecas - planejamento
Data de publicação: Jul-2016
Editora: Departamento de Ciência da Informação da Universidade de Brasília
Referência: CARIBÉ, Rita de Cássia do Vale. BalancedScoreCard: sua aplicação na identificação de necessidades de informação de usuários. Revista Ibero-americana de Ciência da Informação (RICI), Brasília, v. 9, n. 2, p. 406-420, jul/dez 2016. Disponível em: <http://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/17899/13701>. Acesso em: 26 abr 2017.
Resumo: Tece reflexões quanto ao potencial de uso do BalancedScoreCard (BSC) nos estudos de necessidades de informação das organizações. O BSC é uma metodologia de gestão estratégica, que tem como objetivo traduzir a missão, visão de futuro e a estratégia de empresas em um conjunto de objetivos/resultados e medidas de desempenho, que servem de base para um sistema de mensuração e de gestão estratégica, organizados de acordo com quatro perspectivas. As unidades de informação podem adotar o BSC de duas formas: integrando o BSC da organização, neste sentido está inserida na perspectiva de aprendizagem e desenvolvimento/crescimento, pois informação é considerada um ativo intangível, fundamental nas organizações. Por outro lado, as unidades de informação podem ser consideradas unidades de serviços compartilhados, que são unidades internas que prestam serviços à unidade estratégica de negócios, por este motivo podem ter seu próprio BSC. Em ambos os casos, os serviços e produtos de informação devem estar em sintonia e sincronia com a missão, visão de futuro e resultados previstos para a organização. Assim, as necessidades de informação das organizações são identificadas a partir do mapeamento dos processos organizacionais que integram as perspectivas do BSC, quando são identificados os inputs e os outputs de cada processo, dos quais a informação está sempre presente.
Abstract: Reflections about the potential use of the Balanced ScoreCard (BSC) in user information needs applied to organizations were studied. The BSC is a strategic management methodology, which aims to translate the mission, vision and future business strategy into a set of objectives / outcomes and performance measures, which are the basis for a measurement and strategic management system, organized according to four perspectives. Information units can adopt the BSC in two ways: by integrating organizational BSC, this effect is included in the Perspective of learning and development / growth, as information is deemed an intangible asset, essential in organizations. Moreover, the units of information can be considered shared services units, which are internal units that provide services to strategic business unit, for this reason it may have their own BSC. In both cases, the services and information products must be in tune and synchronize with the mission, vision and expected results for the organization. Thus, information needs of organizations are identified from the mapping of business processes that integrate the perspectives of the BSC, when inputs and outputs of each process are identified, of which the information is always included.
Resumen: Entrelaza reflexiones sobreel potencial uso delBalancedScoreCard(BSC) en los estudios de las necesidades de información de las organizaciones. El BSC es una metodología de gestión estratégica que tiene como objetivo traducir la misión, la visión de futuro y la estrategia de empresas en un conjunto de objetivos/resultados y medidas de desempeño, que sirven de base para un sistema de medida y de gestión estratégica, organizados de acuerdo con cuatro perspectivas. Las unidades de información pueden adoptar el BSC de dos formas: integrando el BSC de la organización, en este sentido se inserta en la perspectiva de aprendizaje y desarrollo/crecimiento, porque la información es considerada un activo intangible, fundamental en las organizaciones. Por otro lado, las unidades de información pueden ser consideradas unidades de servicios compartidas, que son unidades internas que prestan servicios a la unidad estratégica de negocios, por esta razón pueden tener su propio BSC. En ambos los casos, los servicios y productos de información deben estar en sintonía y sincronía con la misión, visión de futuro y resultados previstos para la organización. Así, las necesidades de información de las organizaciones son identificadas a partir del mapeo de los procesos organizacionales que integran las perspectivas del BSC, cuando son identificados los inputs y los outputs de cada proceso, en los cuales la información está siempre presente.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Ciência da Informação (FCI)
Licença: Revista Ibero-americana de Ciência da Informação (RICI) - Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.Fonte: http://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/17899/13701. Acesso em: 26 abr 2017.
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.