Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/23395
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_ObjetosAprendizagemLetramento.pdf908,49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Objetos de aprendizagem para o letramento informacional
Outros títulos: Learning objects for the informational literacy
Objetos de aprendizaje para la alfabetización informacional
Autor(es): Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias
Assunto: Letramento informacional
Objetos de aprendizagem
Repositório digital
Data de publicação: Jul-2016
Editora: Departamento de Ciência da Informação da Universidade de Brasília
Referência: GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias. Objetos de aprendizagem para o letramento informacional. Revista Ibero-americana de Ciência da Informação (RICI), Brasília, v. 9, n. 2, p. 387-405, jul/dez 2016. Disponível em: <http://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/16313/13700>. Acesso em 26 abr 2017.
Resumo: Apresenta fundamentos básicos para a produção de objetos de aprendizagem (OA), bem como resultado de pesquisa exploratória sobre a percepção de estudantes sobre a produção dos referidos recursos. A produção dos OA requer conhecimentos que envolvem questões de conteúdo, de ensino-aprendizagem e conhecimentos técnicos. Os resultados mostram que os sujeitos reconhecem a importância dos objetos de aprendizagem para potencializar o processo de ensino-aprendizagem e demonstram disposição e motivação no processo de produção, mas também ressaltam a necessidade de melhorar a interface dos softwares para torná-la mais amigável e intuitiva.
Abstract: This work presents the fundamental points for the production of Learning Objects (LO), as well as the results of a survey about the perception of students about the production of these resources. The production of LO requires knowledge involving content issues, teaching learning and expertise. The results show that participants recognize the importance of Learning Objects to enhance teaching-learning process and demonstrate willingness and motivation during the production process, but also highlight the need to improve the interface of the software to make it more friendly and intuitive.
Resumen: Presenta los fundamentos básicos para la producción de objetos de aprendizaje (OA), así como el resultado de la investigación exploratoria sobre la percepción de estudiantes sobre la producción de los referidos recursos. La producción de los OA requiere conocimientos que envuelven aspectos de contenido, de enseñanza-aprendizaje y conocimientos técnicos. Los resultados muestran que los sujetos reconocen la importancia de los objetos de aprendizaje para potenciar el proceso de enseñanza-aprendizaje y demuestran la disposición y la motivación en el proceso de producción, pero también resaltan la necesidad de mejorar la interfaz de los software para hacerlos más amigables e intuitivos.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Ciência da Informação (FCI)
Licença: Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação (RICI) - Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Disponível em: <http://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/16313/13700>. Acesso em 26 abr 2017.
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.