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Título: Uma avaliação do sistema de cotas raciais da Universidade de Brasília
Autor(es): Garcia, Francisco Augusto da Costa
Jesus, Girlene Ribeiro de
Assunto: Programas de ação afirmativa
Universidade de Brasília
Ensino superior
Data de publicação: Abr-2015
Editora: Fundação Carlos Chagas
Referência: GARCIA, Francisco Augusto da Costa; JESUS, Girlene Ribeiro de. Uma avaliação do sistema de cotas raciais da Universidade de Brasília. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 26, n. 61, p. 146-165, jan./abr. 2015. Disponível em: <http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/article/view/2773/2959>. Acesso em: 06 abr. 2017.
Resumo: O objetivo do presente trabalho é comparar o desempenho dos alunos cotistas e não cotistas ao longo do curso. Para tanto, analisaram-se os dados do Índice de Rendimento Acadêmico de nove cursos, tomando-os separadamente para cada semestre. Pudemos verificar que, em cinco dos nove cursos analisados, não foram observadas diferenças significativas entre as médias semestrais do Índice de Rendimento Acadêmico dos alunos cotistas e dos alunos do sistema universal 50% ou mais dos semestres. Sendo que três desses cursos, não há diferença significativa em nenhum dos semestres. Apenas o curso de Biologia apresentou diferença significativa em todos os semestres. Além dos cursos de Engenharia, foi observado em outros cursos selecionados, vantagem do grupo de alunos do sistema universal sobre o de cotista pela concentração da presença de diferenças significativas entre as médias do Índice de Rendimento Acadêmico nos semestres da primeira metade do curso, indicando provável reflexo da falta de preparo para cursar certas disciplinas.
Abstract: The purpose of this study is to compare the performance of quota and non-quota students throughout the course. In order to do so, data from the Academic Performance Index of nine courses, taken separately for each semester, were analyzed. In five of the nine courses analyzed, no significant differences were observed in the students’ semiannual average grades of the Academic Performance Index of quota students and universal system students, for 50% or more of the semesters. For three of these courses, there was no significant difference in any of the semesters analyzed. Biology was the only course that presented significant differences in every semester. In addition to the engineering courses, it was observed that, in other courses selected, the group of universal system students had an advantage over quota students. This is seen in the concentration of significant differences between the grade-point averages of the Academic Performance Index in the semesters of the first half of the program, probably indicating the lack of preparation for studying certain disciplines.
Resumen: El propósito del presente trabajo es comparar el desempeño de alumnos cuotistas y no cuotistas durante el curso. Se analizaron los datos del Índice de Rendimiento Académico de nueve cursos, dividiéndolos por semestre. Pudimos verificar que en cinco de los nueve cursos analizados no se observaron diferencias significativas entre los promedios semestrales del mencionado índice entre alumnos cuotistas y los del sistema universal para 50% o más de los semestres. En tres de tales cursos no hay diferencia significativa en ninguno de los semestres. Solamente el curso de Biología presentó diferencia significativa en todos los semestres. Además de los cursos de Ingeniería se observó en otros cursos seleccionados una ventaja del grupo de alumnos del sistema universal sobre el de cuotistas, debido a la presencia de diferencias significativas entre los promedios del Índice de Rendimiento Académico en los semestres de la primera mitad del curso, lo que indica un probable reflejo de la falta de preparación en algunas asignaturas.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença: Estudos em Avaliação Educacional adota a licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição-NãoComercial". Fonte: http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/index. Acesso em: 10 abr. 2017.
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