Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Silva, Cristhian Teófilo da | - |
dc.date.accessioned | 2017-04-04T15:07:22Z | - |
dc.date.available | 2017-04-04T15:07:22Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Cristhian Teófilo da. Por uma antropologia visual das relações interétnicas: impressões sobre a exclusão social e a inclusão da arte indígena em Vancouver, Canadá. In: BAINES, Stephen Grant et al. (Org.). Variações interétnicas: etnicidade, conflito e transformações. Brasília: IBAMA; UnB/CEPPAC; IEB, 2012. p. 402-420. il. Disponível em: <http://www.ibama.gov.br/sophia/cnia/livros/variacoesinteretnicas.pdf>. Acesso em: 4 abr. 2017. | en |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/23179 | - |
dc.description.abstract | A experiência de pesquisa que propiciou este trabalho partiu de entrevistas
com antropólogos, lideranças indígenas e artistas indígenas urbanos. Resulta
de uma viagem de campo em Downtown Eastside Vancouver e visa reproduzir
aspectos intersubjetivos de um novo campo de observação etnográfica, expondo
dados preliminares e imagens que permitiram vislumbrar temas e
problemas para pesquisas futuras. Os diálogos com os interlocutores mencionados
possibilitaram reunir informações sobre como políticas públicas
na área de saúde, educação, moradia, reconhecimento territorial e étnico são
interpretadas e experimentadas individualmente por uma liderança e um artista
indígena na cidade de Vancouver. As fotografias, por sua vez, revelam outro
discurso, talvez o mais imediato, de expressão da situação histórica vivida pelos
povos indígenas no Canadá multicultural.
Este ensaio será concluído com a formulação de um tema clássico na
Antropologia Social: os empréstimos ou apropriações culturais e seus modos
de efetivação, tal como ocorre entre indivíduos e grupos sociais distintos que
partilham eventualmente de um mesmo espaço. Ainda que seja um tema
clássico, esse problema de pesquisa para interpretar as relações interétnicas em Vancouver não se apoiará na etnologia indígena feita no Canadá ou nos
Estados Unidos, e também não será desenvolvido a partir dos marcos de uma
etnografia urbana propriamente dita. O problema de pesquisa ora construído
sugere outra abordagem às cosmologias do capitalismo (SAHLINS, 1990),
enfatizando menos as culturas locais indígenas e seus esforços de assimilação
lógica e ontológica do sistema mundial, e mais as tradições institucionais
políticas e econômicas que assimilam estética e lucrativamente a arte indígena
no espaço público urbano, universitário e empresarial, ao passo que excluem as
pessoas e a autoria indígena dessa mesma arte (PRICE, 2000). As entrevistas e fotografias mimetizam parcialmente minha aproximação
a um contexto culturalmente estranho e socialmente diverso, mas permeado de
lugares-comuns prescritos para os índios, sua cultura material e seus problemas
no interior das sociedades nacionais do Norte e do Sul. É nesse sentido que o
teor das relações interétnicas em Vancouver foi preliminarmente apreendido e
será apresentado na forma de um ensaio de Antropologia Visual das Relações
Interétnicas. | en |
dc.language.iso | Português | en |
dc.publisher | IBAMA; UnB/CEPPAC; IEB | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.title | Por uma antropologia visual das relações interétnicas : impressões sobre a exclusão social e a inclusão da arte indígena em Vancouver, Canadá | en |
dc.type | Parte de livro ou capítulo de livro | en |
dc.subject.keyword | Índios canadenses | en |
dc.subject.keyword | Arte indígena - Canadá | en |
dc.subject.keyword | Relações étnicas | en |
dc.rights.license | Atribuição-Uso não-comercial-Compartilhamento pela mesma licença CC BY-NC-SA. | en |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Sociais (ICS) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Estudos Latino-americanos (ICS ELA) | pt_BR |
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