Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/23063
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_JorgeLuísdeAraújoCoelho_PRODUTO.pdfProduto2,71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
2016_JorgeLuísdeAraújoCoelho.pdfDissertação5,75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMonteiro, Fabio Ferreira-
dc.contributor.authorCoelho, Jorge Luís de Araújo-
dc.date.accessioned2017-03-27T11:32:21Z-
dc.date.available2017-03-27T11:32:21Z-
dc.date.issued2017-03-27-
dc.date.submitted2016-12-14-
dc.identifier.citationCOELHO, Jorge Luís de Araújo. Utilização de vídeos e softwares para o ensino de movimento harmônico simples, interferência em ondas e efeito Doppler. 2016. viii, 65 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/23063-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2016.en
dc.description.abstractO processo de ensino-aprendizagem em Física é comumente realizado por meio do algoritmo tradicional em várias instituições escolares do Brasil. Tal procedimento se baseia em uma exposição da teoria pelo professor e resoluções de execícios. Esse paradigma já está obsoleto e existem variadas pesquisas indicando outras metodologias capazes de fornecer resultados mais efetivos para o desenvolvimento cognitivo do discente. A valorização da observação dos fenômenos e sua caracterização precisa ocupa lugar de destaque na compreensão da Física. Nosso trabalho consistiu em elaborar sequências didáticas pautadas nas teorias de aprendizagens de Ausubel e Vygostky, fornecendo uma metodologia diferenciada das práticas vigentes na escola tradicional. Assim, resolvermos construir sequências didáticas próximas de Unidade de Ensino Potencialmente Significativa cuja autoria se deve ao Professor M. A. Moreira que valoriza a aprendizagem significativa. Procedemos à elaboração de três sequências didáticas que abordam os assuntos: Movimento Harmônico Simples, Interferência em Ondas e Efeito Doppler. São constituídas por atividades que utilizam vídeos capazes de expor claramente os fenômenos Físicos, modelagem em computador que reproduzem esses fenômenos e operação de laboratórios virtuais para posterior análise do fenômeno. Tais sequências didáticas foram aplicadas e experienciadas por alunos do Segundo Ano do Ensino Médio do Colégio Militar de Brasília.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleUtilização de vídeos e softwares para o ensino de movimento harmônico simples, interferência em ondas e efeito Doppleren
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordFísica - estudo e ensinoen
dc.subject.keywordVídeoen
dc.subject.keywordSoftwareen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.en
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2016.12.D.23063pt_BR
dc.description.abstract1The teaching-learning process in Physics is commonly performed through the traditional algorithm in several school institutions in Brazil. This procedure is based on an exposition of the theory by the teacher and resolutions of performance. This paradigm is already obsolete and there are several researches indicating other methodologies capable of providing more effective results for the student's cognitive development. The appreciation of the observation of phenomena and their precise characterization occupies a prominent place in the understanding of Physics. Our work consisted in elaborating didactic sequences based on the learning theories of Ausubel and Vygostky, providing a differentiated methodology of the practices in the traditional school. Thus, we decided to construct didactic sequences close to a Potentially Significant Teaching Unit whose authorship is due to Professor M. A. Moreira who values meaningful learning. We elaborated three didactic sequences that deal with the subjects: Simple Harmonic Motion, Wave Interference and Doppler Effect. They are constituted by activities that use videos capable of clearly exposing the Physical phenomena, computer modeling that reproduce these phenomena and operation of virtual laboratories for later analysis of the phenomenon. These didactic sequences were applied and experienced by students of the Second Year of High School of the Military College of Brasília.en
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.