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Título: A cultura tem poder : uma reflexão sobre o processo de institucionalização do campo cultural brasileiro (séculos XIX, XX, XXI)
Autor(es): Campos, Ana Cristina Pinheiro
Orientador(es): Mello, Maria Therezinha Ferraz Negrão
Assunto: Cultura
Poder
Identidade
Política cultural
Data de publicação: 2007
Referência: CAMPOS, Ana Cristina Pinheiro. A cultura tem poder : uma reflexão sobre o processo de institucionalização do campo cultural brasileiro (séculos XIX, XX, XXI). 2007. 146 f. Dissertação(Mestrado em História)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
Resumo: A disertação lança um olhar sobre o processo de construção das instituições federais voltadas para o campo da cultura onde se evidencia sua instrumentalização para diferentes projetos de Estado e governos, revelando o poder que tal campo possui.Num aparente paradoxo, o estudo permite compreender as razões pelas quais , historicamente, a cultura , tal como entendida neste texto,sempre recebeu baixos investimentos financeiros do Estado – nas suas três esferas de atuação – mesmo tendo desempenhado função relevante nos projetos de poder ao longo de nossa história - Ora no auxílio à construção da idéia do Brasil como Nação, com Pedro II; ora como difusor de um projeto civilizatório do Brasil trabalhador, na Era Vargas; ora como sinalizador de um processo de distensão política em contraponto à censura alimentada pelo regime militar nos anos 60/70; ora como um recurso econômico, capaz de impulsionar um “novo setor” da economia nacional, a partir da criação do Ministério da Cultura.Argumenta-se que as representações e práticas exercidas pelas elites governantes na gestão do campo cultural, privilegiaram seu potencial político e, mais tarde, econômico,não reconhecendo seu potencial civilizatório, nem o caráter democrático vital para seu desenvolvimento. Eis o desafio que nos espera: reconhecer a função civilizatória do Estado em que a área cultural possui papel estratégico. ________________________________________________________________________________________ RESUMÉ
Une réflexion sur le processus de construction des institutions fédérales consacrées au domaine de la culture où l’on met en évidence son instrumentalisation pour différents projets d’Etat et de gouvernements, faisant preuve du pouvoir de ce champ. Dans un apparent paradoxe, cette étude veut permettre de comprendre les raisons par lesquelles, historiquement, la culture, dans le sens envisagé dans ce texte, a toujours reçu des investissements financiers réduits de l’Etat – dans ses trois sphères d’actuation – même ayant joué un rôle important dans les projets de pouvoir au long de son histoire : tantôt dans le soutien à la construction de l’idée du Brésil en tant que Nation, avec Pedro II ; tantôt comme diffuseur d’un projet civilisateur du Brésil travailleur, à l’ère Vargas ; tantôt comme indice d’un processus de distension politique en contrepoint à la censure exercée par le régime militaire pendant les années 60-70 ;tantôt comme un moyen économique, capable d’impulser le « nouveau secteur » de l’économie nationale, à partir de la création du Ministère de la Culture. Il en résulte que les modèles choisis par les élites dirigeantes pour la géstion du secteur culturel ont privilégié son potentiel politique et, plus tard, économique, sans reconnaître son potentiel civilisateur et son caractère démocratique vital pour son développement.Voici le défi qui nous attend : reconnaître la fonction civilisatrice de l’Etat où au domaine de la culture concerne un rôle stratégique.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Humanas (ICH)
Departamento de História (ICH HIS)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2007.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em História
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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