Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/22862
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_RepresentacaoSocialAnimais.pdf722,63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Representação social acerca dos animais e bioética de proteção : subsídios à construção da educação humanitária
Outros títulos: La representación social acerca de los animales y la bioética de protección : subsidios a la construcción de la educación humanitaria
The social representation of animals and bioethics of protection : subsidies to build up humanitarian education
Autor(es): Souza, Joseth Filomena de Jesus
Shimizu, Helena Eri
Assunto: Animais
Bioética
Educação
Teoria das representações sociais
Data de publicação: Set-2013
Editora: Conselho Federal de Medicina
Referência: SOUZA, Joseth Filomena de Jesus; SHIMIZU, Helena Eri. Representação social acerca dos animais e bioética de proteção: subsídios à construção da educação humanitária. Revista Bioética, Brasília, v. 21, n. 3, p. 546-556, set./dez. 2013. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-80422013000300019&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 02 mar. 2017. http://dx.doi.org/10.1590/S1983-80422013000300019.
Resumo: O presente estudo visa identificar as representações sociais que crianças do ensino fundamental de uma escola pública de Brasília/DF fazem sobre os animais. Quatro grupos focais foram realizados e os dados, interpretados a partir da bioética de proteção, que defende que pacientes morais suscetíveis ou vulnerados a danos devem ser protegidos. O estudo considera ser relevante conhecer as representações sociais de estudantes sobre os animais, com vistas a subsidiar medidas educativas eficazes que contribuam para evitar que se continue a atribuir valor instrumental aos animais. Os dados mostram que a representação dos participantes fundamenta-se no afeto e na empatia por cães e gatos, e no especismo eletivo referente a algumas espécies. A partir dos resultados, foi possível constatar que as crianças tendem a seguir a forma socialmente conotada de classificação, indicando a necessidade de adotar medidas educativas para futuramente romper o padrão antropocêntrico que pauta as relações humanas com as outras espécies.
Abstract: This study aims to identify the social representations that elementary school children from a public school in Brasilia, Federal District do about animals. Four focus groups were conducted with elementary school children, and the data were interpreted in the light of bioethics of protection, which argues that moral patients that are either harmed or vulnerable to damage must be protected. The study considers that it is relevant to know the social representations of students about the animals to support effective educational measures, which will help prevent the continued instrumental value assigned to animals. The data show that this representation is based on affection and empathy for dogs and cats, and elective speciesism, related to some species. The finding is that children tend to follow a socially connoted classification, indicating the need to adopt educational measures to further break the anthropocentric pattern that guides human relationships with other species.
Resumen: El presente estudio tiene como objetivo identificar las representaciones sociales que los niños de primaria de una escuela pública de Brasilia, Distrito Federal hacen sobre los animales. Se llevaron a cabo cuatro grupos de discusión, y los datos, interpretados a partir de la bioética de protección, que defiende que los pacientes morales susceptibles o vulnerables a daños deban ser protegidos. El estudio considera que es relevante conocer las representaciones sociales de los estudiantes acerca de los animales, para apoyar subsidios educativos eficaces que contribuyan evitar que se continúe a atribuir valor instrumental a los animales. Los datos muestran que la representación de los participantes se basa en el afecto y la empatía hacia los perros y gatos, y en el especismo electivo, referente a algunas especies. A partir de los resultados, fue posible constatar que los niños tienden a seguir la forma socialmente connotada de clasificación, indicando la necesidad de adoptar medidas educativas para que un futuro se rompa con el patrón antropocéntrico que pauta las relaciones humanas con otras especies.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Ciências da Saúde (FS)
Departamento de Saúde Coletiva (FS DSC)
Licença: Revista Bioética - All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0. Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-80422013000300019&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 02 mar. 2017.
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1983-80422013000300019
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.