Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/22788
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_AnaCláudiaCamargoCarvalho.pdf3,1 MBAdobe PDFView/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSilva, Denize Elena Garcia da-
dc.contributor.authorCarvalho, Ana Cláudia Camargo-
dc.date.accessioned2017-03-03T17:56:19Z-
dc.date.available2017-03-03T17:56:19Z-
dc.date.issued2017-03-03-
dc.date.submitted2016-12-09-
dc.identifier.citationCARVALHO, Ana Cláudia Camargo. Práticas discursivas disciplinadoras voltadas para adolescentes: uma perspectiva crítica. 2016. 262 f., il. Tese (Doutorado em Lingüística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/22788-
dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2016.en
dc.description.abstractEsta tese configura uma pesquisa de natureza qualitativa (descritiva e interpretativa), uma vez que envolve dados documentais e dados de natureza etnográfica, com o propósito de colaborar para uma mudança social específica em favor de grupos marginalizados. Trata-se de uma contribuição almejada em termos de reintegração e reeducação social de adolescentes em situação de reclusão, que sairão das Unidades de Internação e irão viver e conviver em sociedade. Os dados documentais foram selecionados a partir de uma cadeia de gêneros discursivos de ordem de discurso legal, a qual abrange direitos e deveres dos adolescentes. Com o objetivo de discutir, à luz da Análise de Discurso Crítica e da Linguística Sistêmico-Funcional, representações linguístico-discursivas voltadas para adolescentes, buscou-se realizar um estudo comparativo com base em Regimentos Internos (RI) de instituições públicas, bem como seus desdobramentos balizados em leis. Trata-se do Regimento dos Colégios Militares, do Regimento das Unidades de Internação, do Estatuto da Criança e do Adolescente de 1990 e a da Constituição Federal do Brasil de 1988. Os dados empíricos de natureza etnográfica foram gerados junto a adolescentes do Colégio Militar de Brasília (CMB) e da Unidade de Internação de Santa Maria (UISM). Os procedimentos metodológicos escolhidos foram a observação participante, as entrevistas semiestruturadas e as notas de campo. As amostras, posteriormente selecionadas para o corpus, foram colhidas entre os anos de 2014 a 2016 junto a adolescentes, de 12 a 18 anos. Entre os colaboradores da pesquisa, estavam, de um lado, estudantes do CMB e, de outro lado, adolescentes em situação de reclusão da UISM, ambas as instituições no DF. O arcabouço teórico que baliza a pesquisa abarca as duas dimensões da linguagem: o discurso (exterioridade), nos moldes de Fairclough (2001; 2003; 2010), quem propõe uma concepção de linguagem como prática social, assim como a estrutura do sistema linguístico (interioridade), na linha da teoria Linguística Sistêmico-Funcional, proposta por Halliday (1994) e ampliada em Halliday e Matthiessen (2004). Complementa esse embasamento teórico-analítico o estudo sobre o Sistema de Avaliatividade, desenvolvido por Martin (2000) e Martin e White (2005). Na análise documental, são utilizadas duas ferramentas do programa computacional WordSmith Tools. Entre os resultados alcançados, destaca-se o hiato existente entre o RICM e o RIUI do DF. Os resultados do estudo significam uma contribuição em favor de adolescentes que (sobre)vivem, ainda, em situação de vulnerabilidade social.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titlePráticas discursivas disciplinadoras voltadas para adolescentes : uma perspectiva críticaen
dc.typeTeseen
dc.subject.keywordAnálise de discurso críticaen
dc.subject.keywordLinguística sistêmico funcionalen
dc.subject.keywordAdolescentesen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.en
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2016.12.T.22788pt_BR
dc.description.abstract1This research constitutes a qualitative research (descriptive and interpretative), once it involves documentary and ethnographic data. It aims to contribute to a specific social change in favor of underprivileged groups. Socially speaking, it means a desired contribution to reintegrate and reeducate adolescents who will leave detention centers and return to society. The documentary data was selected from a wide range of genres comprising legal discourse orders, which cover the rights and duties of adolescents. In order to discuss, in the light of Critical Discourse Analysis and Systemic Functional Linguistics, linguistic and discursive representations aimed at teenagers, a comparative study was carried out based upon the Internal Regulation of public institutions and other deployments in the law, namely the Rules of the Military Schools, the Code of Conduct used in Detention Centers, the 1990 Child and Adolescent Statute and the 1988 Federal Constitution of Brazil. Empirical data from ethnographic nature was collected through interviews at the Military School in Brasília and a Youth Detention Center located in Santa Maria-DF. Additionally, participant observation, semi-structured interviews and field notes constituted the methodological procedures. The samples for the corpus were collected between the years 2014-2016 with adolescents whose age range from 12 to 18 years old. Among the collaborators of the research, on one side, the students from the Military School, and, on the other side, teens in detention situation in Santa Maria’s Youth Detention Center. The theoretical framework guiding the thesis covers the two dimensions of the language: discourse (externality), as of Fairclough (2001; 2003; 2010), who conceives language as a social practice, as well as the structure of the linguistic system (interiority), in alignment with the Systemic Functional Linguistics theory proposed by Halliday (1994), expanded in Halliday and Matthiessen (2004). The theoretical and analytical foundations were developed according to the Appraisal System developed by Martin (2000) and Martin and White (2005). To aid the documentary analysis, two tools from the WordSmith Tools program were utilized. Amongst the results achieved, we can highlight the gap between the Internal Rules of the Military Schools and the Code of Conduct used in Youth Detention Centers – both located in the Federal District. The results mean a contribution in favor of underprivileged adolescents who still undergo social vulnerability situations.en
dc.description.unidadeInstituto de Letras (IL)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (IL LIP)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Linguísticapt_BR
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Show simple item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/22788/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.