DC Field | Value | Language |
dc.contributor.advisor | Sá, Antônio Villar Marques de | - |
dc.contributor.author | Pin, Virgínia Perpetuo Guimarães | - |
dc.date.accessioned | 2017-03-02T15:58:12Z | - |
dc.date.available | 2017-03-02T15:58:12Z | - |
dc.date.issued | 2017-03-02 | - |
dc.date.submitted | 2016-12-19 | - |
dc.identifier.citation | PIN, Virgínia Perpetuo Guimarães. Jogos de reflexão pura como ferramenta lúdica para a aprendizagem matemática. 2016. 134 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. | en |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/22776 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2016. | en |
dc.description.abstract | O ambiente escolar deve ser acolhedor, interessante e provocativo. Uma forma de estimular a aprendizagem matemática e o raciocínio dos alunos da educação infantil e despertar o seu interesse pela aprendizagem é utilizando instrumentos lúdicos, e em especial os jogos. Os Jogos de Reflexão Pura são um tipo de jogo de estratégia construído sobre bases matemáticas, mas que não apresentam um conteúdo matemático específico e oferecem diferentes situações e possibilidades que estimulam o pensamento e o raciocínio. Estes jogos são capazes de estimular as bases necessárias para a aprendizagem matemática da criança. Desta forma, esta pesquisa teve como objetivo compreender o os Jogos de Reflexão Pura na aprendizagem matemática da educação infantil. Esta pesquisa foi realizada com alunos do 2º período da educação infantil e sua base foi o desenvolvimento de jogos, observando a relação dos alunos com eles e como isto influencia a sua aprendizagem matemática. Para isso foram utilizados os Jogos de Reflexão Pura: Jogo da Velha, Jogo da Memória, Cara a Cara, Mancala e Pontinhos. Os conceitos centrais estudados foram o de ludicidade e aprendizagem. Dentro destes se inseriram os jogos, o conceito de Jogos de Reflexão Pura e a aprendizagem matemática. Foram utilizados como referências principais os autores Piaget (1974, 1979, 1983, 1990, 2015), Kishimoto (2000), Macedo, Petty, Passos (2005), Huizinga (2007), Nunes e Bryant (1997), Muniz (2010) e Kamii (2012), dentre outros. Esta pesquisa qualitativa apresentou características da pesquisa-ação. Foram utilizados como instrumentos de construção de informação a observação, a entrevista e a análise das atividades desenvolvidas. Ao final da pesquisa, observou-se um crescimento dos alunos com relação à matemática, concluindo que os Jogos de Reflexão Pura podem contribuir para esta aprendizagem na educação infantil de maneira lúdica. Espera-se que essa pesquisa contribua para a aprendizagem dos alunos da educação infantil, proporcionando uma educação matemática lúdica. | en |
dc.language.iso | Português | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.title | Jogos de reflexão pura como ferramenta lúdica para a aprendizagem matemática | en |
dc.type | Dissertação | en |
dc.subject.keyword | Aprendizagem | en |
dc.subject.keyword | Jogos - aprendizagem | en |
dc.subject.keyword | Matemática | en |
dc.subject.keyword | Educação de crianças | en |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | en |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.26512/2016.12.D.22776 | - |
dc.description.abstract1 | The school environment should be welcoming, interesting and provocative. One way to stimulate the mathematical learning and the reasoning of the students of the child education and to induce their interest by the learning is using playful instruments, especially the games. Pure Reflection Games are a type of strategy game built on mathematical bases, but which no specific mathematical content and offer different situations and possibilities that stimulate thinking and reasoning. These games are able to stimulate the necessary bases for the mathematical learning of the child. Thus, this research aimed to understand the Pure Reflection Games in the mathematical learning of children's education. This research was carried out with students of the 2nd period of early childhood education and its basis was the development of games, observing the relationship of students with them and how this influences their mathematical learning. For this were used the Pure Reflection Games: Tic tac toe, Memory Game, Guess Who, Mancala and Pontinhos. The central concepts studied were playfulness and learning. These included the games, the concept of Pure Reflection Games and the mathematical learning. As references were used the authors Piaget (1974, 1979, 1983, 1990, 2015), Kishimoto (2000), Macedo, Petty, Passos (2005), Huizinga (2007), Nunes and Bryant and Kamii (2012), among others. This qualitative research presented characteristics of the action-research. Observation, interviewing and analysis of the activities developed were used as instruments of information construction. At the end of the research, we observed a growth of the students in mathematics, concluding that the Pure Reflection Games can contribute to this learning in the children's education in a playful way. It is hoped that this research contributes to the learning of children's education students, providing a playful mathematical education. | en |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Appears in Collections: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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