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2016_VivianeCarrijoVolneiPereira.pdf1,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorSilva, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da-
dc.contributor.authorPereira, Viviane Carrijo Volnei-
dc.date.accessioned2017-02-20T17:42:26Z-
dc.date.available2017-02-20T17:42:26Z-
dc.date.issued2017-02-20-
dc.date.submitted2016-12-09-
dc.identifier.citationPEREIRA, Viviane Carrijo Volnei. Formação continuada de professores alfabetizadores Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. 2016. 181 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/22687-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2016.en
dc.description.abstractA pesquisa analisou as concepções que norteiam a formação continuada desenvolvida no âmbito do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic). O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) foi implantado desde 2013 junto às escolas públicas com o objetivo principal de garantir o direito à alfabetização plena a todas as crianças até oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. A formação continuada, um dos eixos do Pnaic é, conforme a Portaria nº 867 de 04 de julho de 2012, presencial para todos os Professores Alfabetizadores do 1º, 2º e 3º anos, e também das classes multietapas e multisseriadas, e se dá em parceria com a Rede de Universidades Públicas que atuam em parceria com o MEC, na formação continuada de professores alfabetizadores pelo Pró-Letramento. Nesse sentido, com embasamento teórico de Curado Silva (2011), Curado Silva e Limonta (2014), Gadotti (2010), Vásquez (1997); investigamos quais concepções estão subjacentes a essa formação continuada, e isto, porque tomamos a pespectiva crítico-emancipadora como elemento articulador entre teoria e prática, pois nela reside a possibilidade de perceber o movimento dialético da realidade, podendo ser esta melhor compreendida. Para tanto, a presente pesquisa realizou um estudo de fundamentação histórico-social das relações e interações das esferas sociais e políticas referentes à formação de professores alfabetizadores, considerando Dourado (2009), Freitas (2003), Gontijo (2014), Mortatti (2003, 2011), Oliveira (2011); e uma análise documental da Formação Continuada no Pnaic, a partir das contribuições de Cruz e Ferreira (2010), Dalben e Gomes (2009), Oliveira (2012), Santos (2011, 2014). Nesse sentido, tendo como abordagem metodológica o materialismo histórico e dialético – Marx (1978, 1982, 2008), Marx e Engels (2007) – realizamos essa análise documental considerando as categorias que emergem de nosso objeto: (i) Mudança de identidade profissional docente, ii) Relação teoria e prática, iii) Professor reflexivo, iv) “Multiprofissional”, v) Responsabilização do professor e qualidade da educação, vi) Formação na perspectiva do Multiplicador, vii) Formação e valorização docente, viii) Perfil alfabetizador, ix) Alfabetização cultural; compreendendo assim, as concepções que legitimam e sustentam essa formação docente.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleFormação continuada de professores alfabetizadores Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certaen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordProfessores - formaçãoen
dc.subject.keywordEducação permanenteen
dc.subject.keywordEscolas públicasen
dc.subject.keywordPacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC)en
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.en
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2016.12.D.22687pt_BR
dc.description.abstract1The research analyzed the conceptions that guide the continued formation developed within the scope of the National Pact for Literacy in the Right Age (PNAIC). The National Pact for Literacy in the Right Age (PNAIC) has been implemented since 2013 in public schools with the main objective of guaranteeing the right to full literacy for all children up to the age of eight, at the end of the 3rd year of elementary school. Continuing education, one of the axes of the Pnaic is, according to Administrative Rule no. 867 of July 4, 2012, present for all teachers Literacy teachers of the 1st, 2nd and 3rd years, as well as the multi-stage and multi- With the Network of Public Universities that work in partnership with the MEC, in the continuing formation of literacy teachers by Pró-Letramento. In this sense, based on Curado Silva (2011), Curado Silva and Limonta (2014), Gadotti (2010), Vásquez (1997); We investigate which conceptions underlie this continuous formation, and this, because we take the critical-emancipatory perspective as an articulating element between theory and practice, because in it resides the possibility of perceiving the dialectical movement of reality, and can be better understood. In order to do so, the present research carried out a study of historical-social foundation of the relations and interactions of the social and political spheres related to the formation of literacy teachers, considering Mortenti (2003), Freitas (2003), Gontijo (2014) 2011), Oliveira (2011); And a documentary analysis of Continuing Education in the PNAIC, based on the contributions of Cruz and Ferreira (2010), Dalben and Gomes (2009), Oliveira (2012), Santos (2011, 2014). In this sense, taking as a methodological approach historical and dialectical materialism - Marx (1978, 1982, 2008), Marx and Engels (2007) - we carry out this documentary analysis considering the categories that emerge from our object: (i) , (Ii) Teaching skills, (iii) Teaching skills, (iv) "Multiprofessional", (v) Teachers' responsibility and quality of education, ) Cultural literacy; Thus understanding the conceptions that legitimize and sustain this teaching formation.en
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
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