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dc.contributor.advisorOdelius, Catarina Cecília-
dc.contributor.authorNogueira, Ronaldo Alves-
dc.date.accessioned2017-02-20T17:30:05Z-
dc.date.available2017-02-20T17:30:05Z-
dc.date.issued2017-02-20-
dc.date.submitted2016-12-09-
dc.identifier.citationNOGUEIRA, Ronaldo Alves. Aspectos políticos e sociais em contextos de aprendizagem interorganizacional na administração pública federal. 2016. xiv, 205 f., il. Tese (Doutorado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/22686-
dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Programa de Pós-Graduação em Administração, 2016.en
dc.description.abstractAlém de aprendizagem intra-organizacional, uma organização também adquire novos conhecimentos a partir de parcerias externas, por meio de aprendizagem interorganizacional. Trata-se de fenômeno complexo, multifacetado, que exige investigação em níveis de análise e lentes diversas. Para contribuir com a compreensão desse fenômeno, apresentam-se quatro estudos nesta tese. No primeiro, por meio de revisão de literatura da evolução teórica histórica, investiga-se a evolução da aprendizagem no contexto das Teorias Organizacionais, visando contribuir para a consolidação do conceito e destacar a importância do tema, concluindo que Aprendizagem Organizacional vem sendo pesquisada em paralelo ao desenvolvimento das teorias organizacionais. Conclui-se ainda, que há espaço de afirmação dos conceitos e pressupostos básicos desse campo a ser explorado na integração da teoria de aprendizagem organizacional; e que investigações futuras deveriam testar as práticas organizacionais de aprendizagem e gestão do conhecimento, buscando a construção de uma teoria integradora. Ainda nos falta uma teoria geral da aprendizagem organizacional, de caráter geral, válida para todos os tipos de organizações. O segundo estudo, acerca dos desafios de pesquisa em aprendizagem organizacional, representa uma revisão bibliográfica, verificando a influência teórica dos autores a partir de intensidades de citação e utilização dos modelos de análise propostos em estudos empíricos. Merecem atenção especial cinco desafios para os projetos de pesquisa relacionados à aprendizagem organizacional: o desafio teórico; o desafio da análise multinível; desafio da interdisciplinaridade; desafio conceitual, e o metodológico. No terceiro estudo, analisam-se estudos empíricos sobre o fenômeno da aprendizagem organizacional, procurando evidenciar crenças epistemológicas e paradigmas de análise, em que se verificou hegemonia das pesquisas funcionalistas e dificuldades em classificar estudos que aplicaram paradigmas diversos. O quarto estudo consistiu em identificar e descrever condições que influenciaram processos de aprendizagem e resultados obtidos em Relações Interorganizacionais (RIO) estabelecidas para a promoção de inovação no setor público. Demonstrou-se, a partir de dados empíricos, a necessidade de inclusão das variáveis propostas por Mozzato, Bitencourt e Grzybovski (2015) (capacidade absortiva, contexto/cultura, confiança/resistência, interação e cooperação) e por Lawrence et al. (2005) (influência, força, disciplina e dominação) ao modelo 4i (Crossan, Lane e White, 1999) para a compreensão da aprendizagem interorganizacional, no setor público brasileiro. Esta tese evidenciou a necessidade de inclusão de processos sócio-políticos e das variáveis capacidade absortiva, contexto/cultura, confiança/resistência, interação e cooperação, além da consideração dos processos de intuição, interpretação, integração e institucionalização, usualmente abordados em estudos relativos a aprendizagem organizacional, para pesquisas de aprendizagem interorganizacional no setor público.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleAspectos políticos e sociais em contextos de aprendizagem interorganizacional na administração pública federalen
dc.typeTeseen
dc.subject.keywordAprendizagem organizacionalen
dc.subject.keywordTeorias organizacionaisen
dc.subject.keywordSetor públicoen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.en
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2016.12.T.22686pt_BR
dc.description.abstract1Beyond intra-organizational learning, an organization also acquires new knowledge from partnerships through inter-organizational learning. This is a complex phenomenon, multifaceted, requiring research in different levels of analysis and several lenses. To contribute to the phenomenon understanding this thesis brings four different studies. First, a literature review investigates the historical theoretical evolution of organizational learning in the context of Organizational Theories, to contribute to the consolidation of the concept and highlight the importance of the issue, concluding that organizational learning has been researched in parallel the development of organizational theories. It was also concluded that there is space of affirmation of basic concepts and assumptions that field to be explored in the integration of organizational learning theory; and that future research should test the organizational practices of learning and knowledge management, seeking to build an integrative theory. There is still a lack of organizational learning general theory, valid for all types of organizations. The second study, about the challenges in researching organizational learning, is also a literature review, verifying the theoretical influence of authors, from citation intensities, and the use of proposed frameworks in empirical studies. Five challenges for research projects related to organizational learning deserve special attention: the theoretical challenge; the challenge of multilevel analysis; the challenge of interdisciplinarity; the conceptual challenge, and the methodological. The third study analyzes empirical studies on the phenomenon of organizational learning, seeking to evidence epistemological beliefs and paradigms of analysis, it was found hegemony of the functionalist research and difficulties in classifying studies that applied different paradigms. The fourth study was to identify and describe conditions that influenced learning processes and the results obtained in partnership established in Inter-organizational Relations (IOR) for the promotion of innovation in the public sector. It has been demonstrated from empirical data, a need for inclusion of the variables proposed by Mozzato, Bitencourt and Grzybovski (2015) (absorptive capability, culture, trust/resistance, interaction and cooperation) and by Lawrence et al (2005) (influence, strength,discipline and domination) to model 4i (Crossan, Lane and White, 1999) to an understanding of interorganizational learning in the public sector. This thesis has highlighted the need to include socio-political processes and the variables absorptive capability, context/culture, trust/resistance, interaction and cooperation, with the variables usually discussed in studies of organizational learning (intuition, interpretation, integration and institutionalization) for interorganizational learning research in the public sector.en
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