Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Moraes, Raquel de Almeida | - |
dc.contributor.author | Souza, Raquel Aparecida | - |
dc.date.accessioned | 2017-02-17T16:05:36Z | - |
dc.date.available | 2017-02-17T16:05:36Z | - |
dc.date.issued | 2017-02-17 | - |
dc.date.submitted | 2016-12-08 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Raquel Aparecida. Formação de professores/coordenadores pedagógicos a partir do Programa Nacional Escola de Gestores: a experiência no Tocantins. 2016. xv, 270 f., il. Tese (Doutorado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. | en |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/22653 | - |
dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2016. | en |
dc.description.abstract | Esta tese teve como objetivo compreender as determinações da política de formação para os
professores/coordenadores pedagógicos, a partir das vozes dos participantes na experiência do
curso de especialização lato sensu para Coordenadores Pedagógicos no âmbito do Programa
Nacional Escola de Gestores da Educação Básica (PNEGEB), que foi desenvolvido pela UFT e seus
parceiros no ano de 2010-2011. Situamos o objeto de estudo no contexto das políticas de formação
para professores/gestores na atual sociedade capitalista de forma que, por meio de suas múltiplas
determinações, pudéssemos compreender as possibilidades, os limites e os desafios dessa
formação, bem como perceber as contradições. Buscando imprimir um olhar crítico-dialético,
utilizamos como estratégias metodológicas a pesquisa bibliográfica, documental e a aplicação de
questionários. Considerando as dificuldades de identificar os interesses de determinada política,
utilizamos uma técnica de distinção entre as Políticas Oficialmente Declaradas – POD e as Políticas
de Fato – POF. As primeiras são aquelas descritas, anunciadas, refletidas nos textos e documentos
por meio de consensos e as segundas, são aquelas materializadas pelas primeiras e que muitas
vezes as contradizem. Dentre os resultados, percebemos que as determinações dessas políticas, no
plano macro, visam à formação orientada pelos interesses do capital que busca eficácia e tem o foco
nos resultados, como expressam os Organismos Internacionais, sobretudo o Banco Mundial.
Contudo, na experiência analisada, essa influência foi em sentido contrário, pois os resultados
demarcam possibilidades de uma formação que buscou a gestão democrática e foi considerada
satisfatória pela maioria dos participantes. Se por um lado, não é possível afirmar que essas
contradições viabilizam a perspectiva da contra-hegemonia ou da crise hegemônica, como postulado
por Gramsci, em que os indivíduos se mostram profundamente politizados, conseguem construir uma
consciência de classe, criam consensos hegemônicos de superação aos anseios da classe
dominante, ou que conseguem transformar-se e transformar o meio em que atuam. Por outro lado,
podemos inferir que a formação continuada dos profissionais de coordenação pedagógica no
Tocantins forneceu-lhes elementos teóricos e práticos que, nas vozes dos participantes dessa
formação, estão auxiliando e contribuindo com o fortalecimento das práticas de gestão democrática
na escola, assim como também expressaram mudanças nas suas práticas diárias de trabalho. | en |
dc.language.iso | Português | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.title | Formação de professores/coordenadores pedagógicos a partir do Programa Nacional Escola de Gestores : a experiência no Tocantins | en |
dc.title.alternative | Teacher training/pedagogical coordinators from the national school program degestors : the experience in Tocantins | en |
dc.type | Tese | en |
dc.subject.keyword | Professores - formação | en |
dc.subject.keyword | Coordenadores pedagógicos | en |
dc.subject.keyword | Gestores - formação | en |
dc.subject.keyword | Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica (PNEGEB) | en |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | en |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.26512/2016.12.T.22653 | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This thesis has the objective of understanding the determinations of the training policy for the teachers
/ pedagogical coordinators, based on the voices of the participants in the experience of the latu sensu
specialization course for Pedagogical Coordinators within the National School of Basic Education
Managers Program (PNEGEB), which was developed by UFT and its partners in the years 2010-2011.
We place the object of study in the context of the policies of education for teachers / managers in the
present capitalist society so that, through its multiple determinations, we could understand the
possibilities, the limits and the challenges of this formation, as well as perceive the contradictions.
Searching for a critical-dialectical look, we used as methodological strategies; a bibliographic and
documentary research and the application of questionnaires. Considering the difficulties of identifying
the interests of determined politics, we used a technique of distinguishing between Officially Declared
Policies - POD and Fact Policies - POF. The former are those described, announced, reflected in the
texts and documents by means of consensuses and the latter are those materialized by the first and
that often contradict themselves. Among the outcomes, we see that the determinations of these
policies, at a macro level form, point to a formation oriented by the interests of the capital that seeks
efficacy and is focused on the results, as expressed by the International Organizations, especially the
World Bank. However, in the experience analyzed, this influence was felt to be contrary, since the
results demarcate possibilities of a formation that sought democratic management and was
considered satisfactory by the majority of the participants. If, on the one hand, it is not possible to
state that these contradictions make possible the perspective of counter-hegemony or the hegemonic
crisis as postulated by Gramsci, in which individuals are deeply politicized, able to construct a class
consciousness, create hegemonic consensuses to overcome the dominant class, or who manage to
transform themselves and transform the environment where they work. On the other hand, we can
infer that the continuing formation of pedagogical professionals on coordination in Tocantins provided
them with theoretical and practical elements that, in the voices of the participants of this formation, are
helping to contribute to the strengthening of democratic management practices at school, as well as
expressing changes in their daily work practices. | en |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|