Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/22638
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_TeologiaMoralOuriçosTeoriaJustiçaRonald Dworkin.pdf1,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Teologia moral para ouriços : a teoria da justiça de Ronald Dworkin
Outros títulos: Moral theology for hedgehogs : Ronald Dworkin's theory of justice
Autor(es): Costa, Alexandre Araújo
Assunto: Ética
Platonismo
Ceticismo
Dworkin, Ronald
Data de publicação: Jun-2014
Editora: Faculdade de Direito - Universidade de Brasília
Referência: COSTA, Alexandre Araújo. Teologia Moral para Ouriços: a teoria da justiça de Ronald Dworkin. Revista Direito.UnB, Brasília, v. 1, n.1, p. 199-219, jun. 2014. Disponível em: <http://revistadireito.unb.br/index.php/revistadireito/article/view/24>. Acesso em: 16 fev. 2017.
Resumo: Após décadas de estudos que enfatizaram a necessidade de uma leitura moral do direito, o filósofo americano Ronald Dworkin publicou, em 2011, o livro Justice for Hedgehogs, em que ele apresenta explicitamente sua teoria da justiça. O presente artigo analisa a teoria exposta, evidenciando a estrutura dos seus argumentos, mostrando como Dworkin adota uma metodologia aristotélica (ao elaborar interpretações capazes de dar sentido às práticas sociais efetivas) que o conduz a uma conclusão platônica (ao afirmar a unidade fundamental dos valores). Sustenta-se, ao final, que esse projeto ético não é consistente, eis que a análise das práticas efetivas não conduz ao reconhecimento da unidade do bem, mas apenas ao reconhecimento de que a tradição liberal em que Dworkin se insere tem um discurso universalista que se baseia na existência de uma noção unitária do bem. Assim, a autocompreensão moral da moralidade proposta por Dworkin gera um discurso de matriz mais teológica que filosófica, pois baseia sua validade na negação da possibilidade de uma crítica filosófica que coloque em questão os pressupostos morais assumidos pelo autor.
Abstract: After decades of studies that emphasized the necessity of a moral read- ing of the law, the American philosopher Ronald Dworkin published in 2011 the book Justice for Hedgehogs in which he explicitly presents his theory of justice. This paper analyzes the theory exposed, showing the structure of Dworkin’s arguments, showing how he adopts an Aristotelian methodology (which elaborates interpretations able to attribute meaning to effective social practices) that leads to the Platonic conclusion that affirms a fundamental unit of values. It is held at the end of this ethical project is not consistent because the analysis of effective practices do not to lead to the recognition of the unity of the Good, but only to the recognition that the liberal tradition adopted by Dworkin has a universalist discourse based on the existence of a unitary concept of Good. Thus, the moral understanding of the morality proposed by Dworkin generates a discourse that is more theological than philosophical, because it maintains its validity in denying the possibility of a philosophical critique that questions the moral assumptions of the author.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Direito (FD)
Licença: Revista Direito.UnB - Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 3.0 Não Adaptada (CC BY-NC-ND 3.0). Fonte: http://revistadireito.unb.br/index.php/revistadireito/article/view/24. Acesso em: 16 fev. 2017.
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.