Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/2262
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_PraticaAuxiliarEnfermagem.pdf40,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: A prática do auxiliar de enfermagem do programa saúde da família
Outros títulos: The practice of nursing auxiliaries in the family health program
La práctica del auxiliar de enfermería del programa salud de la familia
Autor(es): Shimizu, Helena Eri
Dytz, Jane Lynn Garrison
Lima, Maria da Glória
Moura, Ana Socorro de
Assunto: Saúde da família
Prestação de cuidados de saúde
Data de publicação: 2004
Referência: SHIMIZU, Helena Eri et al. A prática do auxiliar de enfermagem do programa saúde da família. Revista Latino-americana de Enfermagem, v. 12, n. 5, p. 713-720, set./out. 2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rlae/v12n5/v12n5a03.pdf>. Acesso em: 23 nov. 2009.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo conhecer a prática do auxiliar de enfermagem que atua no Programa Saúde da Família, identificando suas atividades cotidianas, bem como facilidades e dificuldades encontradas no seu trabalho. Optou-se pela abordagem qualitativa, utilizando-se a técnica de grupo focal, com participação de 34 auxiliares de enfermagem do Distrito Federal. Constatou-se que os auxiliares desenvolvem uma série de atividades, tanto de caráter individual como coletivo, com forte influência do modelo clínico de atenção e diferentes graus de complexidade, tais como: cadastramento das famílias, avaliação clínica sumária, atividades de grupo, procedimentos técnicos, visitas domiciliares, vigilância sanitária e epidemiológica. Os profissionais relatam que encontram facilidade na formação de vínculo com a clientela, porém se queixam da escassez de cursos de educação continuada, indefinição quanto as suas reais atribuições e falta de coordenação local. Conclui-se que o programa precisa redimensionar o papel desse profissional, resgatando sua função educativa junto à comunidade.
Abstract: This study aims to evaluate the practice of nursing auxiliaries in the Family Health Program, identifying their daily activities, as well as factors that facilitate or hinder their work. A qualitative approach was chosen, using the focal group technique, with the participation of 34 nursing auxiliaries from the Federal District, Brazil. It was found that the nursing auxiliaries carry out a variety of activities, both of individual and collective nature, heavily influenced by the clinical model and with different degrees of complexity, such as: family registration, brief clinical evaluation, group activities, technical procedures, home visits, sanitary and epidemiological vigilance in day care centers. The participants related that they found it easy to bond with the clientele, but complained of the shortage of continuing education courses and imprecision as to their true assignments and lack of local coordination. The authors conclude that the program must reassess the role of this professional, reemphasizing his educational function in the community.
Resumen: La finalidad de este trabajo es conocer la práctica del auxiliar de enfermería que actúa en el Programa Salud de la Familia, identificando sus actividades cotidianas, así como facilidades y dificultades encontradas en su trabajo. Fue adoptada una aproximación cualitativa, utilizándose la técnica de grupo focal, con participación de 34 auxiliares de enfermería del Districto Federal, Brasil. Se constata que los auxiliares desarrollan una serie de actividades, tanto en carácter personal como en colectivo, con fuerte influencia del modelo clínico de atención y diferentes grados de complejidad, tales como: catastro de las familias, evaluación clínica sumaria, actividades de grupo, procedimientos técnicos, visitas domiciliares, vigilancia sanitaria y epidemiológica. Los profesionales dicen que encuentran facilidad en la formación de vínculo con la clientela, pero se quejan de la falta de cursos de educación continuada, indefinición de sus reales atribuciones y falta de coordinación local. La conclusión es que el programa necesita redimensionar el papel de este profesional, rescatando su función educativa delante de la comunidad.
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons