Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Silva, Suylan de Almeida Midlej e | - |
dc.contributor.author | Santos, Larissa Cristina França | - |
dc.date.accessioned | 2017-02-15T20:11:11Z | - |
dc.date.available | 2017-02-15T20:11:11Z | - |
dc.date.issued | 2017-02-15 | - |
dc.date.submitted | 2016 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Larissa Cristina França. Rede cegonha: uma análise do processo de implementação a partir da Ouvidoria-Geral do SUS. 2016. 133 f. il. Dissertação (Mestrado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/22595 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Programa de Pós-Graduação em Administração, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo desta pesquisa foi investigar se os dados provenientes da pesquisa avaliativa
da Ouvidoria-Geral do SUS contribuíram efetivamente no processo de implementação
do Programa Rede Cegonha. Para atender a essa finalidade, foram os temas Teoria
Democrática, Instâncias Participativas, Ouvidoria Pública, Implementação de
Programas Governamentais, Pesquisa Avaliativa e Avaliação de Implementação. O
método utilizou das técnicas de análise documental, entrevistas individuais
semiestruturadas e observação. Ademais, foram mapeadas as variáveis obtidas por meio
dos resultados da pesquisa avaliativa da Ouvidoria utilizando-se de estatística descritiva.
Os resultados apontam que os dados dessa Instância Participativa afetaram parcialmente
a implementação da Rede Cegonha. Obteve-se êxito no redirecionamento da política no
âmbito do Ministério da Saúde, mas na Unidade Federativa estudada os resultados da
pesquisa da Ouvidoria apenas dotaram a gestão de conhecimento, sem reverberar
propriamente em suas ações. No caso dos estabelecimentos de saúde pesquisados, não
se observou que a gestão tenha se apropriado dos resultados dessa mesma pesquisa
avaliativa para alterar a realidade relatada pelas usuárias dos serviços. | en |
dc.language.iso | Português | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.title | Rede Cegonha : uma análise do processo de implementação a partir da Ouvidoria-Geral do SUS | en |
dc.type | Dissertação | en |
dc.subject.keyword | Ouvidorias | en |
dc.subject.keyword | Sistema Único de Saúde (Brasil) | en |
dc.subject.keyword | Rede Cegonha | en |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | en |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.26512/2015.04.D.22595 | - |
dc.description.abstract1 | The objective of this research was to investigate whether the data originated by the
evaluative research of the SUS General Ombudsman Office Department contributed
effectively in the process of implementation of the Stork Network Program. To meet
this purpose, the following themes were discussed: democratic theory, participatory
institutions, public ombudsman, implementation of governmental programs, evaluative
research and evaluation of implementation. The design was based in analysis of
documents, individual semi-structured interviews and observation. Furthermore, the
variables obtained through the results of the evaluative research of the Ombudsman
Office Department were identified. Descriptive statistics was used to determine these
variables. The results of this research indicated that the data originated by this
Participatory Institution partially affected the implementation of Stork Network. In the
Ministry of Health, the policy was effectively redirected in the light of the evaluative
research; in the studied Federated Unit, though, the evaluative research was presented to
the bureaucracy, it was not noticed its effect on its very management actions. In the
case of the studied health establishments, it was not observedthe use of the evaluative
research of the SUS General Ombudsman Office Department in order to modify the
reality reported by citizens. | en |
dc.description.unidade | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Administração (FACE ADM) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Administração | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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