Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/22497
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_OlíviaAugustaBenevidesMarques.pdf1,65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAbreu, Delmary Vasconcelos de-
dc.contributor.authorMarques, Olívia Augusta Benevides-
dc.date.accessioned2017-02-13T20:37:09Z-
dc.date.available2017-02-13T20:37:09Z-
dc.date.issued2017-02-13-
dc.date.submitted2016-12-09-
dc.identifier.citationMARQUES, Olívia Augusta Benevides. Pequenos enredos nas Escolas Parque de Brasília o que contam as crianças sobre a aula de música. 2016. 104 f., il. Dissertação (Mestrado em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/22497-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação em Música em Contexto, 2016.en
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objetivo compreender por meio das narrativas como as crianças dos anos iniciais veem as aulas de música nas Escolas Parque de Brasília. O campo empírico são as cinco Escolas Parque de Brasília. Os colaboradores da pesquisa são crianças de uma turma de cada escola do 5º ano do ensino fundamental. Baseado nos estudos da Sociologia da Infância de Manoel Sarmento a pesquisa utiliza os conceitos da criança como ator social e culturas da infância e dos ideais de Anísio Teixeira, conceitos que tratam do contexto das Escolas Parque de Brasília. A metodologia empregada consiste na Pesquisa (Auto)biográfica, e como instrumento de coleta de informações as Rodas de Conversa. Dentro da perspectiva (Auto)biográfica foi possível construir princípios explicativos para pensarmos com o aluno que tipo de escola, professores e aula de música queremos. Alguns desses princípios se norteiam em uma escola divertida, que acolhe, ensina musicalmente e constrói valores para a vida. E isso também são questões que pertencem a área de educação musical. É o sentido da escola com música que nos levam a pensar em uma educação musical escolar preocupada com o sujeito que, nos processos criativos musicais, seja tocando ou cantando, faça música de forma divertida. Acredito que as narrativas infantis aqui escutadas poderão gerar um novo modo de ouvir histórias produzidas no espaço escolar com crianças e com músicas. Isso possibilita para que ideias, proposições e, quem sabe, conceitos e princípios possam emergir conhecimentos gerados a partir das narrativas infantis.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titlePequenos enredos nas Escolas Parque de Brasília o que contam as crianças sobre a aula de músicaen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordEscolas Parque - Brasília (DF)en
dc.subject.keywordEducaçãoen
dc.subject.keywordMúsica - criançasen
dc.subject.keywordMúsica - instrução e estudo - infanto-juvenilen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.en
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2016.12.D.22497pt_BR
dc.description.abstract1Thisresearchaimstounderstandthroughthenarrativeshowthechildrenoftheearlyyearsseethemusic classes in the Park SchoolsofBrasilia. The empiricalfieldisthefiveSchoolsofBrasilia Park. The researchcollaborators are childrenof a classfromeachschool in thefifthyearofelementaryschool. BasedonthestudiesoftheSociologyofChildhoodof Manoel Sarmento theresearch uses theconceptsofthechildas socialactorandculturesofchildhoodandtheidealsof Anísio Teixeira, conceptsthatdealwiththecontextoftheSchoolsofBrasilia. The methodologyusedconsistsofthe (Auto) biographicalResearch, and as aninstrumentofinformationgatheringtheConversationWheels. Withinthe (Auto) Biographical perspective it waspossibletoconstructexplanatoryprinciplestothinkwiththestudentwhatkindofschool, teachersandmusicclasswewant. Some oftheseprinciples are guidedby a funschoolthatwelcomes, teaches, and builds values for life. Andthese are alsoissuesthatbelongtotheareaofmusiceducation. It isthesenseoftheschoolwithmusicthat lead ustothinkof a school musical educationconcernedwiththesubjectwho, in thecreative processes ofmusic, isplayingorsinging, makemusic in a funway. I believethatthechildren'snarrativesheardheremaygenerate a new wayoflisteningtostoriesproduced in theschoolspacewithchildrenandmusic. Thisallowsideas, propositions, and, perhaps, conceptsandprinciplesto emerge, knowledgegeneratedfromchildren'snarratives.en
dc.description.unidadeInstituto de Artes (IdA)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Música (IdA MUS)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.