http://repositorio.unb.br/handle/10482/22295
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2009_RobervalMadeiraDaSilva.pdf | 1,81 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Análise de estabilidade transitória na otimização de sistemas elétricos de potência |
Outros títulos: | Transitory stability analysis in the electric power system optimization |
Autor(es): | Silva, Roberval Madeira da |
Orientador(es): | Camargo, Ivan Marques de Toledo |
Coorientador(es): | Souza, Alessandra Macedo de |
Assunto: | Energia elétrica - transmissão Sistemas elétricos |
Data de publicação: | 29-Jan-2017 |
Data de defesa: | 7-Dez-2009 |
Referência: | SILVA, Roberval Madeira da. Análise de estabilidade transitória na otimização de sistemas elétricos de potência. 2009. xix, 83 f., il. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009. |
Resumo: | Esta dissertação apresenta uma metodologia para associação de estudos de estabilidade transitória de ângulo de rotor com estudos de otimização de sistemas elétricos de potência. Nesta metodologia, são alterados, nas restrições do Fluxo de Potência Ótimo (FPO), os limites de potência ativa do(s) gerador(es) previamente identificado(s) através do cálculo da diferença angular entre cada gerador e o Centro de Inércia (Cl), na condição préperturbação. O FPO é utilizado para calcular o despacho que resulte no menor valor de perdas elétricas na transmissão, do ponto de vista estático. Em seguida, são realizadas diversas simulações de estabilidade transitória, avaliando o comportamento dos ângulos de rotor frente aos critérios de segurança dinâmica estabelecidos. Caso os critérios de segurança sejam violados, será necessário repetir a execução do FPO até que seja encontrado um ponto de operação que atenda aos critérios do FPO e aos critérios de segurança dinâmica. Com o cálculo da diferença angular entre os geradores e o Cl, a repetição do FPO deixa de utilizar o método de “tentativa e erro”, uma vez que é possível estabelecer o sentido da variação na potência ativa do(s) gerador(es) mais crítico(s). Os geradores que possuem maior defasagem angular em relação ao Cl terão seu despacho de potência ativa restringido a valores próximos ao seu limite inferior, nas situações em que o ângulo do gerador for maior que o ângulo do Cl, ou ao seu limite superior (ângulo do gerador menor que o ângulo do Cl). Esta metodologia foi testada em uma rede de 9 barras e em um sistema real de 41 barras. |
Abstract: | This dissertation presents a methodology to associate angle transitory stability analysis with electric power system optimization studies. Whenever dynamic security criteria are violated in a pre-disturbance condition, the active power generation capacity constraints are modified in the optimal power flow (OPF) for generators previously selected. The selection is based on the calculation of the angular displacement between each generator and the Inertial Center (IC). The OPF is used for dispatch calculation which results in lowest transmission losses, concerning the static point of view. Then, several transitory stability simulations are accomplished to evaluate the rotor's angle behavior in relation to established dynamic security criteria. In the occurrence of security criteria violations, a new optimal dispatch is calculated, and the process is repeated until reaching an operation point with no violations. Once the presented methodology makes use of angular displacement calculations to select which generators are candidates to solve the security problem, the usual empiric check-and-bound methods are not utilized. The method presented in this work allows to identifying the generators with greater angular displacements, choosing them and changing their active power constraint. The constraint is changed to a value close to the generator’s lower limit of generation capacity if the generator's angle is larger than the IC's angle. On the contrary, the generator's active power constraint is changed to its upper generation capacity limit. The methodology was tested with a 9-bus network and a real 41-bus system. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Tecnologia (FT) Departamento de Engenharia Elétrica (FT ENE) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2009. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.