Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Grebot, Guy | - |
dc.contributor.author | Luz, Vicente Lopes da | - |
dc.date.accessioned | 2017-01-28T18:36:10Z | - |
dc.date.available | 2017-01-28T18:36:10Z | - |
dc.date.issued | 2017-01-28 | - |
dc.date.submitted | 2016-08-30 | - |
dc.identifier.citation | LUZ, Vicente Lopes da. Geometria de Galileu proposta de atividades para o ensino básico. 2016. xviii, 134 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. | en |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/22293 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, 2016. | en |
dc.description.abstract | Quando o tema é geometria não euclidiana, logo nos vem à mente o modelo de geometria criado a partir da negação do quinto postulado de Euclides. Neste trabalho apresentamos uma situação diferente, um modelo pouco conhecido chamado de geometria de Galileu, devido sua origem ser a mecânica estudada por Galileu Galilei. A proposta desta dissertação é desenvolver um referencial teórico traçando um paralelo com a geometria euclidiana e elaborar uma série de atividades para serem aplicadas em sala de aula, envolvendo as propriedades e as transformações comuns e não comuns nos dois modelos. | en |
dc.language.iso | Português | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.title | Geometria de Galileu proposta de atividades para o ensino básico | en |
dc.type | Dissertação | en |
dc.subject.keyword | Geometria não-euclidiana | en |
dc.subject.keyword | Geometria - estudo e ensino | en |
dc.subject.keyword | Ensino da matemática | en |
dc.subject.keyword | Geometria de Galileu | en |
dc.rights.license | A concessão da licença desta coleção refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | en |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.26512/2016.08.D.22293 | - |
dc.description.abstract1 | When the subject is non-Euclidean geometry, immediately comes to mind the geometric model created from the negation of the fifth postulate of Euclid. We present a different situation, a less known model called the Galilean geometry due to its origin in the mechanical studies of Galileo Galilei. The aim of this work is to establish the theoretical framework drawing a parallel with Euclidean geometry and the development of a series of activities to be implemented in the classroom, involving the properties and common and uncommon changes in both geometrical models. | en |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Exatas (IE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Matemática (IE MAT) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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