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Título: A transferência como baliza para o posicionamento do mestre : ocupá-lo para desocupá-lo
Autor(es): Qader, Aline Santos Abdel
Orientador(es): Chatelard, Daniela Scheinkman
Assunto: Psicanálise
Psicanálise Lacaniana
Freud, Sigmund, 1856-1939 - crítica e interpretação
Data de publicação: 28-Jan-2017
Referência: QADER, Aline Santos Abdel. A transferência como baliza para o posicionamento do mestre: ocupá-lo para desocupá-lo. 2016. 115 f., il. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica e Cultura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Esta pesquisa pretende entrar em contato com os fundamentos da experiência psicanalítica, a partir da teoria de Freud e Lacan, com o objetivo de analisar o posicionamento do analista em relação ao posicionamento do mestre. Partimos do fato de que o acesso ao inconsciente está fortemente atrelado à experiência, em especial à experiência de linguagem. Assim, recorremos à origem da psicanálise para observar como seu fundamento está vinculado ao movimento freudiano que chamamos de um descolar-se da posição do mestre. Ressaltamos as noções de realidade psíquica, de transferência e de repetição. Em relação aos ensinos de Lacan, observamos que o tensionamento entre o posicionamento do mestre e o do psicanalista se torna explícito e, para balizar a discussão nesse campo, colocamos em evidência a relação entre o sujeito e o Outro, a ordem dos significantes, e as operações de alienação e separação.
Abstract: This research aims to approach the fundamentals of the psychanalytic experience, from the theory of Freud and Lacan, with the goal of analyzing the position of the analyst in relation to the positioning of the master. We set off from the fact that the access to the unconscious is strongly linked to experience, especially the experience of language. Thus, we turn to the origin of psychoanalysis, in order to observe how its foundation is linked to the Freudian movement that we call a detachment of the position of the master. We emphasize the notions of psychic reality, transfer and repetition. In regards to Lacan’s teachings, we observed that the tension between the position of the master and that of the psychoanalyst becomes explicit, and to mark out the discussion in this field, we highlighted the relationship between the subject and the Other, the order of signifiers, and the operations of alienation and separation.
Unidade Acadêmica: Instituto de Psicologia (IP)
Departamento de Psicologia Clínica (IP PCL)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura, 2016.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2016.10.D.22286
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