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Título: Memória educativa e sentidos de aprendizagem na 1ª Etapa do ensino fundamental: a construção de um documentário
Autor(es): Rodrigues, Tamine Cauchioli
Orientador(es): Coelho, Cristina Massot Madeira
Assunto: Teoria da subjetividade
Memória educativa
Recursos audiovisuais
Data de publicação: 13-Jan-2017
Referência: RODRIGUES, Tamine Cauchioli. Memória educativa e sentidos de aprendizagem na 1ª Etapa do ensino fundamental: a construção de um documentário. 2016. 113 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O presente trabalho foi desenvolvido a partir de um projeto pedagógico que permeou o ano educativo de uma turma de 5º ano do ensino fundamental, no ano de 2013, em uma escola pública do Distrito Federal, da qual faziam parte 14 crianças com idades entre 9 a 12 anos. Ele teve como objetivo aprofundar a análise das observações sobre os impactos que o resgate de memória educativa das crianças produzia em seus processos de aprendizagem, influenciando seus sentidos e significados, evidenciado por meio da adoção de produção de um vídeo documentário. Para tanto, optou-se por utilizar um caminho metodológico baseado na Epistemologia Qualitativa, de forma a manter coerência com os referenciais teóricos que fundamentam o trabalho. Com base nos materiais obtidos, verificou-se que a oportunidade dada aos alunos de atuarem como sujeitos da construção do seu conhecimento, planejando e executando o roteiro e a filmagem do enredo de suas vidas escolares, permitiu, por meio das experiências e vivências ocorridas, que fossem evidenciadas a observação das expressões de emocionalidades e emergência do sujeito, tendo como base a construção de novos sentidos subjetivos e perspectivas para a aprendizagem. As reflexões que esse estudo propiciou re-metem à consideração de que o uso de produção de vídeo como instrumento pedagógico favorece o alcance de uma valiosa experiência de inovação e produção de oportunidades de desenvolvimento tanto de conteúdos quanto de sua aplicação e significação no processo de aprendizagem. Associado a isso, ressalta-se a importância de que, no avançar da vida aca-dêmica, sejam propiciadas atividades que contemplem e acessem a memória educativa dos alunos como forma de favorecer a construção e reconstrução de seus sentidos e significados.
Abstract: This work was developed from a pedagogical project that has permeated the educational year of a class of 5th grade of elementary school, in 2013, in a public school in the Federal District, which were part of 14 children aged 9 to 12 years. He aimed to deepen the analysis of perceptions about the impacts of the educational memory rescue of children produced in their processes of learned-ticeship, influencing their senses and meanings, as evidenced by the adoption of production of a documentary video. Therefore, we chose to use a meto-dológico path based on Qualitative Epistemology, in order to maintain consistency with the theoretical referenciais underlying the work. Based on these materials, were verified that the opportunity given to students to act as subjects of the construction of knowledge, planning and executing the script and the plot of the film of his school history, has enabled, through the experiences that have taken place, they were evidenced the perception of emotional expressions and emergence of the subject, based on the construction of new meanings and subjective perspectives for learning. The reflections that this study provided refer to the consideration that the use of video production as a pedagogical instrument favors the achievement of valuable experience of innovation and production development opportunities both content as its application and significance in the learning process. Associated with this, we emphasize the importance of that in advance of academic life, be propitiated activities that feature and access to educational memory of the students as a way to promote the building and reconstruction of their senses and meanings.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2016.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2016.08.D.22187
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