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Título: A educação ambiental em escolas da rede pública : teoria e prática do professor do ensino fundamental
Outros títulos: Environmental education in schools in the Brazilian Federal District : theory and practice of elementary school teacher
Autor(es): Martins, Sueli Fernandes
Orientador(es): Peluso, Marília Luiza
Assunto: Ensino fundamental
Educação ambiental
Professores - formação
Meio ambiente
Data de publicação: 12-Jan-2017
Referência: MARTINS, Sueli Fernandes. A educação ambiental em escolas da rede pública: teoria e prática do professor do ensino fundamental. 2011. 170 f., il. Dissertação (Mestrado em Geografia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: A presente pesquisa investigou a relação entre a teoria e a prática do professor do ensino fundamental da rede publica de ensino que desenvolve projetos de Educação Ambiental em duas escolas urbanas e uma escola rural do ensino fundamental da rede pública do Distrito Federal. Dada à complexidade do tema escolhido, recorreu-se à abordagem qualitativa multirreferenciada. As informações foram coletadas por meio da observação participante, da entrevista, do diário de campo, do questionário e dos documentos oficiais. O referencial teórico foi construído com a contribuição de autores que possuem publicações na área de Educação, Educação Ambiental e Geografia; nas recomendações, decisões e tratados internacionais sobre o tema e na legislação brasileira específica do tema. No campo teórico, o estudo analisou as diferentes formas de compreensão e significação das relações entre a sociedade e a natureza, ao longo da história da humanidade; as diferentes concepções de educação e de educação ambiental e, nos casos específicos das escolas pesquisadas, os documentos produzidos por elas. No campo prático, fez-se um estudo de caso do desenvolvimento de projetos de Educação Ambiental (EA) como tema transversal, em uma perspectiva interdisciplinar, nas instituições de ensino selecionadas. Nas escolas urbanas, a investigação de campo revelou a existência de uma dissociação entre o que está escrito nos projetos e o que, de fato, as escolas realizaram no seu cotidiano. No espaço urbano, mesmo bem intencionadas, as atividades realizadas não atingiram os objetivos que orientam a EA. Na escola rural, as ações pedagógicas desenvolvidas comtemplaram os objetivos da EA por estarem voltadas às necessidades e aos interesses da comunidade por ela assistida e por contar com um grupo diferenciado de professores. A pesquisa concluiu que os principais obstáculos enfrentados pelas escolas na implementação dos projetos relacionam-se ao desconhecimento dos princípios norteadores da EA pelos professores, havendo uma necessidade de uma adequação dos currículos de formação inicial do docente da Educação Básica e uma permanente formação continuada dos docentes. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The study investigates the relationship between theory and practice of the elementary school teachers of public schools who develop projects of environmental education in two urban public schools and a rural public school in the Brazilian Federal District. Given the complexity of the theme, it was used the qualitative multi-referential approach. The information was collected through participant observation, interviews, the field diary, the questionnaire and official documents. The theoretical framework was built with contributions from authors who have published in the area of Education, Environmental Education and Geography; and also in the recommendations, decisions, international treaties on the subject, and in the Brazilian legislation on this specific theme. In the theoretical field, the study analyzed the different ways of understanding and of significance of relations between society and nature throughout the history of mankind; the different conceptions of education and environmental education and, in the specific case of the schools surveyed, the documents produced by them. In the practical field, it was a case study of the development projects of Environmental Education (EE) as a crosscutting theme, in an interdisciplinary perspective, in the selected educational institutions. In urban schools, field investigations revealed the existence of a dissociation between what was written in the projects and how, in fact, the schools conducted in their daily lives. In urban areas, even well-intentioned, the activities did not reach the goals that guide the EE. In the other hand, in rural school, the pedagogical actions contemplate the goals developed by EE, because they were directed to the needs and interests of the community assisted by it and because they have a distinct group of teachers. The research concluded that the main obstacles faced by schools, in implementing projects, are related to the ignorance of the guiding principles of the EE by teachers, what shows that there is a need for an adjustment of initial training curricula of the Basic Education teachers and an ongoing training of them.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Humanas (ICH)
Departamento de Geografia (ICH GEA)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, Programa de Pós-graduação em Geografia, 2011.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Geografia
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