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2016_CamilaMuneronGlycério.pdf4,79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorFortes, José Augusto Abreu Sá-
dc.contributor.authorGlycério, Camila Muneron-
dc.date.accessioned2017-01-11T18:38:57Z-
dc.date.available2017-01-11T18:38:57Z-
dc.date.issued2017-01-11-
dc.date.submitted2016-08-04-
dc.identifier.citationGLYCÉRIO, Camila Muneron. Plano Piloto de Brasília sob as óticas dos planejamentos urbano e de transportes. 2016. xiii, 129 f., il. Dissertação (Mestrado em Transportes Urbanos)-Universidade de Brasília, Brasília, 2016.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/22165-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasilia, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, Programa de Pós-Graduação em Transportes, 2016.en
dc.description.abstractEsta dissertação busca compreender o fenômeno a que o Plano Piloto de Brasília Consolidado (PPBC) é submetido diante das interferências das teorias de planejamento – do Planejamento Urbano Moderno, do Planejamento Urbano Pós-moderno, e do Planejamento de Transportes Urbanos. Entende-se que o PPBC seja o resultado da materialização do Relatório do Plano-piloto de Brasília, idealizado por Lucio Costa com base nos preceitos modernistas, acrescido da ação do tempo e das pessoas que nele interagem. Assim, o problema em análise é sensível ao fato de que o PPBC é manipulado por diferentes forças condicionantes que o orientam a distintas direções. Leva-se em consideração, para toda a análise, a condição particular do PPBC enquanto patrimônio Cultural da Humanidade; bem como as peculiaridades de sua consolidação, enquanto Capital de Estado que motivou o desenvolvimento regional com a própria implantação; e ainda a condição disfuncional de seu transito hodierno. Busca-se, com isto, possibilitar uma discussão profícua em defesa de um planejamento uníssono, consistente e redirecionado para um só foco. Para tanto, este trabalho se desdobra em 6 capítulos, a saber: 1) introdução; 2) referencial teórico; 3) metodologia de pesquisa; 4) aplicação do estudo de caso; 5) análise dos resultados; e 6) conclusões e recomendações.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titlePlano Piloto de Brasília sob as óticas dos planejamentos urbano e de transportesen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordPlano Piloto - Brasília (DF)en
dc.subject.keywordTransportes - planejamentoen
dc.subject.keywordBrasília (DF) - planejamento urbanoen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.en
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2016.08.D.22165-
dc.description.abstract1This paper seeks to understand the phenomenon that the Consolidated Pilot Plan of Brasilia (CPPB) is submitted before the interference of planning theories - the Modern Urban Planning, the Postmodern Urban Planning and the Urban Transportation Planning. It is known that CPPB is the result of materialization of Brasilia Pilot Plan Report, designed by Lucio Costa and based on modernist principles, added by action of time and people who interact in it. Thus, the problem in question is sensitive to the fact that the CPPB is handled by different constraints forces that guide the different directions. It takes into consideration, for the whole analysis, the particular condition of CPPB as Cultural Heritage of Humanity; as well as the peculiarities of its consolidation, as Capital of State which motivated the regional development with its own implementation; and even the dysfunctional condition of its present-day traffic. This paper aims, thus, to enable a fruitful discussion in defense of unison planning, consistent and redirected to just one focus. Therefore, this work spreads in six chapters, namely: 1) introduction; 2) theoretical framework; 3) research methodology; 4) application of the case study; 5) analysis of the results; and 6) conclusions and recommendations.-
dc.description.unidadeFaculdade de Tecnologia (FT)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Transportespt_BR
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