Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Souza, Eda Castro Lucas de | - |
dc.contributor.author | Silva, Márcio Rodrigues da | - |
dc.date.accessioned | 2009-11-19T15:31:18Z | - |
dc.date.available | 2009-11-19T15:31:18Z | - |
dc.date.issued | 2006 | - |
dc.date.submitted | 2006 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Marcio Rodrigues da. O quadro complementar de oficiais: um estudo de análise institucional em ambiente militar. 2006. 99 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2006. | en |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/2215 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2006. | en |
dc.description.abstract | Este trabalho trata sobre a análise institucional de uma política de pessoal implementada no ambiente organizacional Exército Brasileiro no final dos anos de 1980, como solução institucional interna, para atender às demandas impostas pelas mudanças sociais, políticas, econômicas e tecnológicas, que impuseram às organizações públicas desenvolver uma capacidade administrativa, capaz de responder às demandas de seus ambientes operativos, conjugando eficiência, com relação a custos, e efetividade com relação à qualidade de seus produtos ou serviços. Nesse contexto, O Exército Brasileiro criou o Quadro Complementar de Oficiais e a Escola de Administração do Exército, como estratégia de capacitação de recursos humanos, eixada com os pressupostos da Reforma do Estado Administrativo Brasileiro realizada nos anos de 1980, para preencher os cargos administrativos de média gestão da estrutura organizacional militar, com recursos humanos formados em Instituições de Ensino Superior civis. Assim, o foco deste trabalho é verificar o processo de institucionalização dessa política de pessoal, enquanto organização inserida no ambiente organizacional Exército. Seguindo os pressupostos da Teoria Institucional, o conceito de institucionalização adotado será o preconizado por Selznick (1972), para estudos organizacionais, que define institucionalização como a capacidade de as organizações atenderem às demandas técnicas e valorativas de seus ambientes, por meio da infusão de valores e conformação destes com os do ambiente, possibilitando criar identidade distinta para sustentar a sobrevivência dessas organizações. Para tal, foi adotado o modelo de estudo de Esman (1966), cujo conjuntos de variáveis institucionais doutrina, liderança, estrutura interna, programa, recursos, vínculos e transações, permitem traçar um perfil institucional do QCO, no sentido de atender o objetivo geral desse trabalho, qual seja, identificar os elementos facilitadores e inibidores da institucionalização do QCO no ambiente organizacional Exército. Dessa forma, vislumbra-se o Exército como ambiente social instituído e o Quadro Complementar como organização instituída nesse ambiente para atender suas demandas. O tipo de pesquisa desenvolvida é o estudo de caso e a coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semi-estruturadas e pesquisa documental. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT | en |
dc.description.abstract | This thesis deals with the institutional analysis of a policy on personnel implemented within the organizational environment “Brazilian Army” by the end of the years 1980, as an internal solution for the institution, so as to answer the demands imposed by the social, political, economical, and technological changes, which urged the public institutions to develop an administrative capability able to supply the needs of their operative environments, joining effectiveness, as far as costs are concerned, and effectiveness in terms of quality of products and services. In this context, the Brazilian Army created the “Quadro Complementar de Oficiais - QCO” (Officers Administrative Branch) and the “Escola de Administração do Exército” (Army Management School) as a strategy of training human resources, consonant with the Brazilian Reform of the Administrative State, carried out in the 1980’s, to fill the mid-management administrative functions of the military organizational structure, with human resources graduated from civilian higher education institutions. Thus, the focus of this work is verifying the process of institutionalization of this policy on personnel, as an organization inserted in the Army organizational environment. Based on assumptions of the Institutional Theory, the concept of institutionalization adopted will be the one stated by Selznick (1972) for organizational studies, which defines institutionalization as the organizations’ capacity of answering the technical and valorative demands of their environments, by means of infusing values and their configuration to the ones of the environment, granting the creation of a distinct identity to sustain the survival of those organizations. For such, the Esman model of study (1966) was adopted, whose universe of institutional variables, doctrine, leadership, internal framework, program, resources, attachments, and transitions, allow us to sketch an institutional profile of the QCO, in order to reach the general objective of this work, which is, identify the facilitating and inhibiting elements of the institutionalization of the QCO into the Army organizational environment. This way one may foresee the Army as an institutionalized social environment and the QCO as an organization inserted in this environment to supply its needs. O the type of research used has been the case study and the data collection has been carried out by means of semistructured interviews and documental research. | en |
dc.language.iso | Português | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.title | O quadro complementar de oficiais : um estudo de análise institucional em ambiente militar | en |
dc.type | Dissertação | en |
dc.subject.keyword | Educação militar | en |
dc.subject.keyword | Educação - exércitos - Brasil | en |
dc.subject.keyword | Ciência militar - organização | en |
dc.location.country | BRA | en |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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