Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Carvalho, Michele Tereza Marques | - |
dc.contributor.author | Souza, Virley Lemos de | - |
dc.date.accessioned | 2017-01-10T20:48:58Z | - |
dc.date.available | 2017-01-10T20:48:58Z | - |
dc.date.issued | 2017-01-10 | - |
dc.date.submitted | 2016-08-10 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Virley Lemos de. Lean thinking: proposta para melhoria das práticas de gestão em licitações de obras públicas. 2016. 265 f., il. Tese (Doutorado em Estruturas e Construção Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. | en |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/22151 | - |
dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2016. | en |
dc.description.abstract | Em acordo com o orçamento federal, este ano o Ministério da educação conta com o valor de R$ 69.496.046.282, deste valor foi destinado diretamente a reestruturação, expansão, modernização e infraestrutura o valor de R$ 3.854.339.669 - valor ligado a licitações de obras. Neste sentido, torna-se essencial que os gestores públicos possam contar com métodos, técnicas e ferramentas que os auxiliem em suas ações, possibilitando resultados mais eficazes, até porque é possível perceber que dentre vários setores que compõem o staff público o que tem merecido maior destaque é o setor de licitações de obras. Esta área tem passado por momento de instabilidade, gerado por licitações inadequadas. Desta feita, tem-se como objetivo deste trabalho utilizar de forma convergente as teorias Lean Office e Lean Thinking como opção de melhoria das ações administrativas, ligadas aos setores de licitações de obras pública, por meio da ferramenta Octagon Lean - produto deste estudo - assim como a utilização dos passos estabelecidos na gestão de projetos do guia PMBOK® na forma de matriz. Esta matriz traz em sua essência a sequência necessária as ações licitatórias embasadas nos processos, entradas, ferramentas e técnicas e as saídas esperadas em cada ato, para montagem eficaz do certame. Para que este objetivo fosse alcançado adotou-se a metodologia qualitativa-exploratória por ter o ambiente natural como fonte direta de coleta dos dados e por buscar maior compreensão quanto à temática em levantamentos bibliográficos e de dados. Para as ações de campo, definiu-se que a melhor estratégia de pesquisa seria a pesquisa-ação, pois esta possui a vantagem de ser mais útil para a indústria da construção, conduzir melhores práticas de gestão, aumentar os níveis de produtividade e ainda melhorar os procedimentos, tornando-os mais eficazes. Ao aplicar os passos metodológicos mencionados, foi possível observar que grande parte das dificuldades na composição de um processo licitatório se deve à falta de conhecimento dos solicitantes, assim como a carência de técnicas e ferramentas que possam auxiliar os servidores responsáveis pela montagem do certame. Neste sentido o Octagon Lean pôde auxiliar no diagnostico e a matriz proporcionou maior eficiência na montagem e organização das partes intrínsecas as licitações de obras. Quanto as implicações práticas da pesquisa, ficou claro com os resultados, que por meio da convergência Lean e a utilização do guia PMBOK®, adaptados as necessidades dos setores de licitação pública, possibilitou aos stekholders respostas as suas necessidades e dificuldades concernentes ao certame. Com a utilização do Octagon Lean e da Matriz de Procedimentos Licitatório foi possível acrescer várias competências aos atores envolvidos, como: 1º) Elevar o grau de observação para além das obrigações formais exigidas ao cargo; 2º) Visualizar com clarividência todos os óbices de um processo licitatório; 3º) Evidenciar problemas, insatisfações e necessidades dos servidores; 4°) Clarificar o entendimento por parte da gestão quanto ao que se passa nos setores com grau de staff; e 5°) Proporcionar feedback dos usuários do produto advindo da licitação. Até então, este usuário final não era ouvido sobre o produto a ele direcionado. | en |
dc.language.iso | Português | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.title | Lean thinking : proposta para melhoria das práticas de gestão em licitações de obras públicas | en |
dc.title.alternative | Lean thinking : proposal for improvement of management practices in public works tenders | en |
dc.type | Tese | en |
dc.subject.keyword | Licitação pública | en |
dc.subject.keyword | Obras públicas | en |
dc.subject.keyword | Gestão de projetos | en |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | en |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.26512/2016.08.T.22151 | - |
dc.description.abstract1 | In accordance with the federal budget this year the Ministry of Education account with the amount of R$ 69,496,046,282, this amount was directly aimed at restructuring, expansion, modernization and infrastructure the value of R$ 3,854,339,669, or value on the works of bids. In this sense, it is essential that public managers can rely on methods, techniques and tools that can help them in their actions, enabling more effective results, because you can see that from various sectors that make up the public staff that has earned most outstanding is the work of procurement sector. This area has experienced time of instability generated by inadequate bids. This time, we have the objective of this work using a convergent manner Lean Office and Lean Thinking theories as an option to improve the administrative actions related to the public works procurement sectors, through the Octagon Lean tool, product of this study, as well as the use of the steps set out in the management PMBOK® guide projects in the form of matrix. This matrix brings in its essence the required sequence the bidding actions based in the processes, inputs, tools and techniques and outputs expected in each act to effective fair assembly. For this goal to be achieved adopted the qualitative exploratory methodology for having the natural environment as a direct source for data collection and to seek greater understanding of the theme in literature and data. For the field work, it was decided that the best research strategy would be action research, as this has the advantage of being more useful for the construction industry, drive best management practices, increase productivity levels and to improve procedures making them more effective. By applying the methodological steps mentioned, it was observed that most of the difficulties in the composition of a bidding process is due to the lack of knowledge of the applicants, as well as the lack of techniques and tools that can help the servers involved in the installation of the exhibition, this Lean towards the Octagon can assist in this diagnosis and the matrix provided greater efficiency in the assembly and organization of the parts intrinsic works of bids. The practical implications of the research, it became clear to the results, which through Lean convergence and the use of the PMBOK® Guide, adapted to the needs of public procurement sectors, enabled the stekholders answers their needs and difficulties concerning the event. Using the Octagon Lean and Bidding Procedures Matrix was possible addition various skills to the actors involved, such as: 1) Raise the level of observation beyond the formal obligations required for the position; 2) View with clairvoyance all obstacles of a bidding process; 3) Highlighting problems, grievances and needs of servers; 4) Clarify understanding by the management as to what is happening in sectors with a degree of staff; and 5) Provide feedback from users of the product arising from the bidding. Until then, the end user was not heard of the product to the target. | - |
dc.description.unidade | Faculdade de Tecnologia (FT) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Estruturas e Construção Civil | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|