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2016_JulianadeOliveiraFreire.pdf5,74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorWiggers, Ingrid Dittrich-
dc.contributor.authorFreire, Juliana de Oliveira-
dc.date.accessioned2017-01-09T20:36:57Z-
dc.date.available2017-01-09T20:36:57Z-
dc.date.issued2017-01-09-
dc.date.submitted2016-06-22-
dc.identifier.citationFREIRE, Juliana de Oliveira. Educação física escolar em Brasília: análise comparativa de currículos dos anos iniciais do ensino fundamental. 2016. 118 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/22131-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, 2016.en
dc.description.abstractO presente estudo tem como objetivo analisar e comparar os currículos escolares dos anos iniciais do ensino fundamental da rede pública de ensino de Brasília implementados em 1993 e 2014. Os objetivos específicos consistiram em identificar as teorias de currículo, as abordagens pedagógicas da Educação Física, bem como as noções de infância nos documentos em questão. O percurso metodológico para interpretação e comparação dos dados foi orientado pela análise de conteúdo. Segundo os procedimentos técnicos, a pesquisa com abordagem qualitativa, se caracterizou como documental. Como resultados, os documentos apresentam rupturas e continuidades nos fundamentos teóricos, com elementos da teoria crítica, ao considerarem influências de ordem política e social na constituição dos saberes. Todavia, infere-se a tendência do currículo de 1993 aos fundamentos tradicionais, com elementos das teorias críticas. Por outro lado, o documento de 2014 apresenta fundamentos enfaticamente críticos e pós-críticos, mas ao analisar os objetivos e conteúdos, infere-se a influência de abordagens tradicionais. Essa correlação de forças representa as disputas do campo acadêmico-científico da Educação Física. Em relação à infância, do mesmo modo há uma ênfase em concebê-la de modo idealista no documento de 1993 e crítica no currículo de 2014. A partir da comparação entre os dois currículos e complementarmente dos projetos que operacionalizaram a inserção do trabalho pedagógico da Educação Física com crianças, foram identificados pontos favoráveis como a previsão do trabalho em parceria entre os professores, sem hierarquizações, mas em uma relação de interdisciplinaridade e complementaridade. Percebe-se que as discussões do campo teórico-científico da Educação e da Educação Física estão sendo incorporadas gradualmente aos documentos, contudo, fazem-se necessários estudos que analisem as apropriações do teor desses documentos na prática pedagógica.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleEducação física escolar em Brasília : análise comparativa de currículos dos anos iniciais do ensino fundamentalen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordEducação física - currículosen
dc.subject.keywordEducação física - ambiente escolar - avaliaçãoen
dc.subject.keywordEnsino fundamental - Distrito Federal (Brasil)en
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.en
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2016.06.D.22131-
dc.description.abstract1This study aims to analyze and compare the curriculum in the early years of the elementary school in Brasilia public school system, implemented in 1993 and 2014. The specific objectives consisted of identifying the curriculum theories, pedagogical approaches of Physical Education and as notions of childhood in the documents investigated. Content analysis drove the methodological approach to interpretation and comparison of data. According to the technical procedures, the qualitative research was designated as documentary. As a result, the documents show ruptures and continuities in theoretical foundations, with elements of critical theory, considering the influences of political and social order in the constitution of knowledge. However, it is inferred the 1993 curriculum tendency to traditional foundations, with elements of critical theories. On the other hand, the 2014 document has strongly critical and post-critical foundations, but to analyze the objectives and contents infers the influence of traditional approaches. This correlation of forces represents the conflicts of the academic-scientific field of Physical Education. Regarding childhood, there is an emphasis on an idealistic viewing in the 1993 curriculum and critical on 2014 curriculum. From the comparison between the two documents and complementarily of projects which operationalized insertion of Physical Education in the elementary school, were identified as favorable points forecasting work in partnership with teachers, without hierarchies, but in an interdisciplinary and complementary relationship. It is noticed that the discussion of the theoretical and scientific field of Education and Physical Education are gradually being incorporated into the documents. However, it is necessary to examine the appropriation of content of these documents in pedagogical practice.-
dc.description.unidadeFaculdade de Educação Física (FEF)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educação Físicapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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