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dc.contributor.advisorQueiroz, Shirley Gomes-
dc.contributor.authorMilezzi, Maika Pires-
dc.date.accessioned2017-01-05T20:01:21Z-
dc.date.available2017-01-05T20:01:21Z-
dc.date.issued2017-01-05-
dc.date.submitted2016-08-15-
dc.identifier.citationMILEZZI, Maika Pires. O artesanato guarani entre o encanto e o conflito: a intervenção do design na produção de artesanato tradicional sob uma ótica descolonial. 2016. 136 f., il. Dissertação (Mestrado em Design)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/22077-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Desenho Industrial, Programa de Pós-Graduação em Design, 2016.en
dc.description.abstractA produção artesanal de culturas tradicionais se desenvolve fundamentada em uma estrutura de conhecimento diferente da que foi desenvolvido o design. Com a crescente desenvolvimento de atividades de design junto a comunidades produtoras de artesanato, afim de fomentar a inserção desses produtos no mercado, questionamos se essas atividades podem gerar conflitos. Principalmente no que diz respeito a colonialidade e apagamentos de saberes tradicionais em detrimento dos hegemônicos. No caminho para entender essa interação, este trabalho busca localizar a produção artesanal mbya guarani dentro de seu sistema cultural, sua relação com o território, modo de vida e cosmologia mbya guarani, afim de discutir, posteriormente, os impactos de um projeto de design nessa produção.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleO artesanato guarani entre o encanto e o conflito : a intervenção do design na produção de artesanato tradicional sob uma ótica descolonialen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordDesign de produtoen
dc.subject.keywordArtesanatoen
dc.subject.keywordColonialidadeen
dc.subject.keywordÍndios Fulni-ô - Pernambuco Índios Guaranien
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.en
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2016.08.D.22077-
dc.description.abstract1The craft production in traditional cultures was developed based on a knowledge structure different from that in which the design was developed. With the increasing involvement of design activities in craft-producing communities, we ask if these activities may cause struggle, specially concerning to coloniality and traditional knowledges being erased by hegemonic ones. In order to understand this relation, this article is an effort to locate the mbya guarani craft production in its own cultural system, its relation with the territory, the way of life and cosmology of those people, and thereafter, discuss the outcomes of a design project in this production.-
dc.description.unidadeInstituto de Artes (IdA)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Design (IdA DIN)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Designpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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