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Título: Práticas corporais infantis em campo : a relação infância e corpo em uma escola do campo no Distrito Federal
Autor(es): Praça, Thainá Rodrigues de Moura
Orientador(es): Wiggers, Ingrid Dittrich
Assunto: Infância
Práticas corporais - crianças
Educação do campo
Data de publicação: 4-Jan-2017
Referência: PRAÇA, Thainá Rodrigues de Moura. Práticas corporais infantis em campo: a relação infância e corpo em uma escola do campo no Distrito Federal. 2016. xvi, 132 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Priorizando a relação infância e corpo, a presente pesquisa objetivou conhecer e analisar as práticas corporais infantis inseridas no contexto da Cultura Infantil de crianças de uma escola do campo de São Sebastião, Distrito Federal. À luz da Sociologia da Infância, dando ênfase à brincadeira infantil como fenômeno cultural, desenvolveu-se uma pesquisa de abordagem qualitativa com 23 crianças do 2° ano do Ensino Fundamental de uma Escola Classe vinculada à rede púbica de ensino. As técnicas utilizadas para captar o ponto de vista das crianças foram: a observação participante com confecção de diários de campo, a confecção de desenhos e o preenchimento dos Formulários Minha Vida. Complementarmente, foram realizadas duas entrevistas com informantes- chave com o intuito de conhecer detalhes históricos da escola. Os resultados apontam para embates implícitos entre a ordem adulta de controle e inibição dos corpos infantis, e a luta infantil por uma rotina com a permissão da brincadeira e com a valorização da dimensão corporal. Compreendemos as crianças do campo como produtoras de suas culturas infantis e protagonistas no processo de ensino- aprendizagem na escola e na vida. Neste contexto, uma educação do campo não se esgota na construção de escolas, mas também na valorização dos sujeitos e seus corpos- brincantes como imprescindíveis componentes históricos na legitimação das lutas empreendidas.
Abstract: Prioritizing the childhood and body relation, the goal that the present research had, was to know and analyze the childhood corporal practice, inserted in the infantile cultural context of children in a rural school of São Sebastião, Distrito Federal. Under the light of the childhood sociology, emphasizing the infantile plays as a cultural phenomenon, it was developed a research of qualitative approach with 23 children of a second grade elementary public school. The technique used to capture the point of view of the children were: participant observation, with the confection of field diaries, drawings and the application of the My Life Forms. In addition it was carry out two key informers interviews, to know the historical details of the school. The results points to implicit clashes between the adults order of control and inhibition of the infantiles body's, and the infantile struggle for a routine with the permission of plays and the appreciation of corporal dimension. we understand the rural children as it's own cultural producer and protagonist of the teach and learn process both on school and life. In this context a rural education does not wear out on the building of schools, but also on the appreciation of the subjects and their playful bodys as indispensable historical components on the undertake struggles of legitimization.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação Física (FEF)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, 2016.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação Física
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2016.03.D.22060
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