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Título: Competências para a preservação e curadoria digitais
Outros títulos: Competencies for preservation and digital curation
Habilidades para la preservación digital y la preservación
Autor(es): Boere, Sonia
Cunha, Murilo Bastos da
Assunto: Ciência da informação
Curadoria digital
Preservação digital
Profissões
Data de publicação: Set-2016
Editora: Sistema de Bibliotecas da UNICAMP (SBU)
Referência: BOERES, Sonia; CUNHA, Murilo Bastos da. Competências para a preservação e curadoria digitais. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 14, n. 3, p. 426-449, set. 2016. ISSN 1678-765X. Disponível em: <http://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8646303>. Acesso em: 22 dez. 2016. doi:http://dx.doi.org/10.20396/rdbci.v14i3.8646303.
Resumo: A Ciência da Informação, ao longo de sua existência, tem sido um campo multi e interdisciplinar, assim como tem sofrido alterações constantes, dado seu objeto de estudo: a informação. Uma vez que este elemento não é estático e está cada vez mais ligado à tecnologia da informação, tem-se visto um desafio surgir: como garantir a permanência das bibliotecas digitais? De que maneira se pode afiançar que os terabytes gerados com cada vez mais velocidade, e nos mais variados formatos, estarão disponíveis e plenamente passíveis de uso ao longo do tempo? Este é um desafio que os profissionais da Ciência da Informação estão sendo provocados a resolver, no processo das chamadas preservação e curadoria digital. Assim, esse artigo objetiva levantar as competências que o profissional da informação deverá ter para efetivar o processo de preservação e curadoria digital. O artigo discute o aparecimento das profissões (sob a ótica da Sociologia), a necessidade do trabalho para a realização do ser humano (Psicologia) e as proficiências dos que exercem o ofício da Ciência da Informação para garantir a preservação de informações digitais nas unidades de informações.
Abstract: Information Science, throughout its existence, has been a multi and interdisciplinary field, and has undergone constant change because of its object of study: information. Seen that this element is not static and is increasingly linked to information technology, we have witnessed a challenge arise: how to ensure the permanence of digital libraries? How to secure the terabytes generated with increasing speed, and in various formats, will be available and fully capable of use over time? This is a challenge that Information Science professionals are being challenged to solve in the process of so-called digital preservation and curation. Thus, this article aims to raise the skills that the information professional must have to carry out the process of preservation and digital curation. The article discusses the emergence of professions (from the perspective of Sociology), the need to work for the realization of the human being (Psychology) and proficiencies of exercising the office of Information Science to ensure the preservation of digital information in information units.
Resumen: La Ciencia de la Información, a lo largo de su existencia, ha sido un campo multi e interdisciplinario, y ha experimentado un cambio constante desde su objeto de estudio: la información. Una vez que este elemento no es estático y está cada vez más vinculada a la tecnología de la información, hemos visto surge un reto: ¿cómo garantizar la permanencia de las bibliotecas digitales? ¿Cómo pueden asegurar los terabytes generados con el aumento de la velocidad, y en varios formatos, estará disponible y totalmente capaz de usarse con el tiempo? Este es un reto que los profesionales de ciencias de la información tienen de resolver en el proceso de la llamada preservación digital y la preservación. Por lo tanto, este artículo tiene como objetivo aumentar las habilidades que el profesional de la información debe tener para llevar a cabo el proceso de conservación y la preservación digital. El artículo aborda el surgimiento de profesiones (desde la perspectiva de la sociología), la necesidad de trabajar para la realización del ser humano (Psicología) y competencias de ejercer el cargo de la Ciencia de la Información para garantizar la preservación de la información digital en unidades información.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Ciência da Informação (FCI)
Licença: RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação - Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-ND 4.0). Fonte: http://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8646303/pdf. Acesso em: 22 dez. 2016.
DOI: http://dx.doi.org/10.20396/rdbci.v14i3.8646303
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