Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Simeão, Elmira | - |
dc.contributor.author | Suaiden, Emir José | - |
dc.contributor.author | Nunes, Denise Bacellar | - |
dc.contributor.author | Santos, Lídia | - |
dc.contributor.author | Freitas, Fabiane Nogueira | - |
dc.contributor.author | Santos, Francisco Rafael Amorim dos | - |
dc.contributor.author | Nasser, Jane | - |
dc.contributor.author | Teotônio, Mara Karoline Lins | - |
dc.contributor.author | Santos, Rafael Barcelos | - |
dc.contributor.author | Pereira, Valéria Canto | - |
dc.contributor.author | Peres, Mônica Regina | - |
dc.date.accessioned | 2016-12-21T13:49:34Z | - |
dc.date.available | 2016-12-21T13:49:34Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | SIMEÃO, Elmira Luzia Melo Soares et al. Proposta de integração da ação bibliotecária e ação docente no programa de formação para competências em informação na biblioteca universitária. In: SIMEÃO, Elmira Luzia Melo Soares; BELUZZO, Regina Célia Baptista (Coord.). Competência em Informação: teoria e práxis. Brasília: Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2015. p. 169-184. | en |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/22021 | - |
dc.description | Trabalhos originalmente apresentados no IV Seminário Hispano Brasileiro de Pesquisa em Informação, Documentação e Sociedade. | en |
dc.description.abstract | Relata experiência inovadora da Biblioteca Central da Universidade de Brasília em um Programa de Formação em Competência em Informação que integra docentes, discentes e bibliotecários da instituição. O programa reúne um conjunto de habilidades, desenvolvidas de forma disciplinada e coerente com o currículo universitário. A ação capacita o aluno para a autonomia na busca e uso de informações significativas à sua formação. A proposta inicial se apoia na oferta de uma disciplina cujo conteúdo aborda questões de normalização, metodologia, prática de pesquisa, direitos autorais e similares. A oferta da disciplina é complementada com outros formatos de treinamentos, alguns já utilizados pela biblioteca. A ideia é que parte desses conteúdos pode ser construído por bibliotecários, apoiados pelos professores. O mais importante é destacar a biblioteca como protagonista do processo de qualificação da pesquisa institucional. Na prática há consulta e interação com os diversos materiais a partir da página da biblioteca (textos, vídeos, tutoriais, etc.) e a divulgação dos repositórios institucionais. A avaliação se dá em processo quali-quantitativo e tem como objetivo principal verificar se os alunos utilizaram nas pesquisas a documentação certificada pela instituição, se produziram resultados satisfatórios, a partir da leitura e compreensão dos materiais indicados. Destaca-se que a avaliação considera o nível do aluno em função das etapas de curriculares de cada curso. | en |
dc.language.iso | Português | en |
dc.publisher | Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.title | Proposta de integração da ação bibliotecária e ação docente no programa de formação para competências em informação na biblioteca universitária | en |
dc.type | Parte de livro ou capítulo de livro | en |
dc.subject.keyword | Competência informacional | en |
dc.subject.keyword | Biblioteca universitária | en |
dc.subject.keyword | Biblioteconomia | en |
dc.rights.license | Autorização concedida ao Repositório Institucional da Universidade de Brasília (RIUnB) pela detentora de direitos autorais patrimoniais, em 11 de outubro de 2016, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 Interancional, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | en |
dc.description.unidade | Faculdade de Ciência da Informação (FCI) | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros e afins
|