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LIVRO_ SociologiaEnsinoMedio.pdf | 13,86 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | A sociologia no ensino médio: cidadania e representações sociais de professores e estudantes |
Autor(es): | Rêses, Erlando da Silva Santos, Mário Bispo dos Rodrigues, Shirlei Daudt |
Assunto: | Sociologia Ensino médio |
Data de publicação: | 2016 |
Editora: | Fino Traço |
Referência: | RÊSES, Erlando da Silva; SANTOS,Mário Bispo dos; RODRIGUES, Shirlei Daudt. A sociologia no ensino médio: cidadania e representações sociais de professores e estudantes. Belo Horizonte: Fino Traço, 2016. 220 p., il. |
Resumo: | Os grandes avanços nas áreas tecnológica e da informação gerou um cenário contemporâneo extremamente dinâmico, tornando a tarefa de educar cada vez mais complexa, e não menos angustiante. Seria leviano reproduzir padrões educacionais ou montá-los e repeti-los indiferentemente, sem reflexão sistemática sobre os contextos socioculturais e políticos aos quais estamos nos deparando em nosso cotidiano. Atualmente é imprescindível para o educador manter-se como um
pesquisador, sistematizando dados, organizando reflexões de suas vivências
e colocando-os em debate com seus pares e demais participantes da cadeia
educativa. Assim, poderemos não só potencializar trocas sistêmicas, mas
também manter nossa identidade enquanto docentes, uma vez que, ser professor não é apenas atuar em sala de aula, mas dialogar dentro de todo um contexto socioeducacional, reconhecendo-se no grupo e participando na gestão escolar.
Este livro está inserido dentro desta proposta. É o encontro de três
dissertações de mestrado, com pesquisas realizadas no início deste milênio
acerca do ensino de Sociologia no Ensino Médio, seu papel, repercussões
e possibilidades. Os autores eram, na época de mestrandos, professores da
Secretaria de Educação do DF que buscavam entender seu lugar dentro da
escola, da academia e do país. Para tanto, se colocaram abertos ao diálogo
com seus pares, alunos e instituições. O intuito era aprofundar a compreensão
das representações e relações dentro do seu campo de trabalho com
vistas a incrementar sua ação político-pedagógica. Dessa forma, esta obra expressa um legado de reflexões, ações coletivas e pesquisas no campo do
Ensino de Sociologia e na busca por visibilidade deste na Educação Básica.
O encontro do trio se deu na reformulação do Currículo de Sociologia
para a Secretaria de Educação do Distrito Federal em 1999 e 2000. Um dos materiais
de apoio para a discussão de um modelo de currículo foi um Plano de
Aprendizagem elaborado por Erlando da Silva Rêses, Shirlei Daudt Rodrigues
e Ana Soares de Sousa para a disciplina Didática cursada na Faculdade
de Educação (FE/UnB) em 1997 (Anexo I)1. Naquele período a sociologia
tornou-se obrigatória na rede pública do DF e ministrada nas três séries do
Ensino Médio. Logo após, engajaram-se em movimento de visibilidade da
Sociologia e Filosofia no Vestibular/ UnB. Em decorrência, participaram
de seminários, encontros e oficinas de professores destas cadeiras. Depois
foram convidados a participar da formulação dos objetos do PAS/ UnB e
de debates com as escolas acerca da nova proposta. Concomitantemente, se
envolveram no movimento pela obrigatoriedade da Sociologia no Ensino
Médio brasileiro e na construção das Orientações Curriculares Nacionais,
unindo-se a outros docentes do campo em diversos Estados da Federação.
Em seguida, integraram um grupo que formulou curso de especialização
para professores de Sociologia proposto pelo MEC/CAPES. Portanto, nesse
processo e contexto as pesquisas que embasam este livro foram feitas em
busca de respostas às questões prementes: como a sociedade vê a sociologia
na escola, qual o seu papel, como ser mais visível, entendida, aproveitada
no Ensino Médio, como fortalecer a ação dos professores nesse sentido?
Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (nº 9.394
de 20 de dezembro de 1996): os conteúdos, as metodologias e as formas de
avaliação serão organizados de tal forma que ao final do ensino médio o
educando demonstre, entre outras competências, domínio dos conhecimentos
de Filosofia e de Sociologia necessários ao exercício da cidadania2. Que
conhecimentos seriam esses? Duas dissertações de mestrado pelo Departamento de Sociologia da
UnB discutiram esta questão a partir das representações de professores
(Mario Bispo dos Santos, 2002 - capítulo 2) e de alunos (Erlando da Silva
Rêses, 2004 - capítulo 3) sobre a Sociologia no Ensino Médio. Ambas constatam
a cidadania como referência comum em seus grupos focais, no que
concerne à aplicação da Sociologia na escola. Dentre os elementos para a
formação dos cidadãos foram elencados pelos diversos sujeitos das pesquisas:
compreensão sistemática das relações sociais e da complexidade na
sociedade moderna; postura crítica; conscientização acerca da necessidade
de intervenção social; despertar para a dignidade coletiva. A percepção
dos conhecimentos necessários ao exercício da cidadania, proporcionados
pela sociologia, teve ênfase variante (em função das diferentes localizações
sociais dos grupos inquiridos): na formação acadêmica, na instrumentação
pragmática ou na emancipação social.
Já a terceira dissertação (Shirlei Daudt Rodrigues 2007 - capítulo 4)
procurou trazer o diálogo entre os dois polos (discente / docente) e o espaço
escolar, enquanto atualização das representações construídas no processo
social moderno acerca de cidadania, espaço público e escola, procurando
refletir sobre as aulas de Sociologia e suas possibilidades.
O capítulo 1 traz os fundamentos da Teoria das Representações Sociais
utilizado nas três pesquisas. Além da Grande Teoria de Serge Moscovici,
a proposição de uma abordagem societal de Willem Doise. Evidenciou-se
um percurso histórico de interlocução com o campo das Ciências Sociais
até a sua formulação na Psicologia Social.
Este livro cumpre a finalidade, proposta inicialmente, de ser um instrumento
para a reflexão de informações e práticas que não conhecíamos ou
não reconhecíamos dentro do vasto ambiente educacional. Esperamos que
potencialize debates, identidades e organizações de professores, estudantes
e comunidades interessados em uma educação de maior qualidade. Assim,
procuramos realizar o que desejamos ver no mundo: pessoas discutindo
suas vivências, trocando ideias, democratizando informações, de maneira
a ampliar as alternativas de intervenção social e a construção da realidade
mais consciente e autônoma. _____________ 1. O Currículo de Sociologia do DF, inspirado por este Plano de Aprendizagem, serviu de referência para a formulação de outros currículos de Sociologia em outros Estados da Federação. 2. Artigo 36, parágrafo primeiro. |
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