Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/21751
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_PreditoresCorrespondenciaIntencaoCompra.pdf584,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPorto, Rafael Barreiros-
dc.contributor.authorOliveira-Castro, Jorge Mendes de-
dc.date.accessioned2016-11-11T14:27:07Z-
dc.date.available2016-11-11T14:27:07Z-
dc.date.issued2013-01-
dc.identifier.citationPORTO, Rafael Barreiros; OLIVEIRA-CASTRO, Jorge Mendes de. Preditores da correspondência intenção-compra: experimento natural com reforço das marcas. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 29, n. 1, p. 61-70, jan./mar. 2013. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722013000100008&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 17 out. 2016. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722013000100008.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/21751-
dc.description.abstractAlguns consumidores entram em lojas dispostos a comprar marcas que conduzem a diferentes reforços utilitários e informativos. Eles podem ou não comprá-las a depender de suas histórias de aprendizagem e dos estímulos de marketing presentes no ambiente de compra. O objetivo deste trabalho foi investigar a predição de ambas variáveis sobre a correspondência intenção-compra comparando grupos de reforços utilitários e informativos das marcas. Foi feito um delineamento experimental natural entre-sujeitos com 1.016 consumidores. Os resultados indicaram que quando as marcas oferecem maiores reforços, os consumidores apresentam maior correspondência entre a intenção e a compra e que a história de aprendizagem foi preditora em todos os grupos experimentais. Esses resultados contribuem empiricamente para a validação do modelo comportamental em consumo.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.publisherInstituto de Psicologia, Universidade de Brasíliaen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titlePreditores da correspondência intenção-compra : experimento natural com reforço das marcasen
dc.title.alternativePredictors of the intention-purchase correspondence : a natural experiment with brand reinforcementen
dc.typeArtigoen
dc.subject.keywordComportamento do consumidoren
dc.subject.keywordAprendizagemen
dc.subject.keywordReforçoen
dc.rights.licensePsicologia: Teoria e Pesquisa - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722013000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 17 out. 2016.en
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722013000100008en
dc.description.abstract1Some consumers go into stores willing to buy brands that lead to different utilitarian and informational reinforcement. They may or may not buy them depending on their learning histories and marketing stimuli in the purchase environment. The aim of this study was to investigate the prediction of both variables on the correspondence between intention-purchase, comparing informational and utilitarian reinforcement groups of brands. A natural between-subjects experiment with 1,016 consumers was realized. The results indicated that when brands offer more reinforcements a higher correspondence between intention and purchase was observed and that the learning history was a predictor in all experimental groups. These results contribute to the empirical validation of the behavioral model in consumption.en
dc.description.unidadeFaculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Administração (FACE ADM)pt_BR
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.