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Título: Ações coletivas para a promoção de exportações do setor apícola brasileiro : o caso da associação abemel
Outros títulos: Collective actions to promote the brazilian beekeeping industry export : the case of the abemel association
Autor(es): Farias, Josivania Silva
Miranda, Luiza Mariana Silveira
Assunto: Ação coletiva
Mel de abelha - exportação
Data de publicação: Jan-2016
Editora: Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Referência: FARIAS, Josivania Silva; MIRANDA, Luiza Mariana Silveira. Ações coletivas para a promoção de exportações do setor apícola brasileiro: o caso da associação abemel. Revista Economia & Gestão, Belo Horizonte, v. 16, n. 42, p. 116-137, jan./mar. 2016. ISSN 1984-6606. Disponível em: <http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/P.1984-6606.2016v16n42p116/9412>. Acesso em: 20 out. 2016.
Resumo: Este trabalho discute, segundo a ótica de membros da Associação Brasileira dos Exportadores de Mel (ABEMEL), as contribuições das ações coletivas para a solução de barreiras à promoção das exportações do setor apícola brasileiro. No marco teórico, apontam-se as redes, as ações coletivas, a internacionalização, as exportações e suas principais barreiras. Trata-se de um estudo de caso de abordagem predominantemente qualitativa. A unidade de análise é a ABEMEL, composta por 32 membros, com sede em Rio Claro, São Paulo. Destaca-se como entidade representativa do setor apícola brasileiro. Para a coleta das evidências empíricas utilizaram-se questionário fechado e roteiro de entrevista aplicados via e-mail, com a participação de 10 respondentes do questionário e quatro entrevistados, além de entrevista com representante da gerência da ABEMEL e de análise documental. Procedeu-se à análise de conteúdo com categorização a priori e em pequena etapa quantitativa extraíram-se médias e desvio-padrão. Concluiu-se que os associados percebem ganhos advindos de ações coletivas mediadas pela associação, que atua como um dos atores relevantes para estruturação do setor apícola. Entretanto, são percebidos desafios ainda maiores que envolvem esforços contundentes por parte de atores governamentais e empresariais.
Abstract: This work discusses, according to the Associação Brasileira dos Exportadores de Mel (ABEMEL) members point of view, the collective actions contribution in overcoming the obstacles to promote the Brazilian beekeeping industry export. The theoretical context goes through networks, collective actions, internationalization, exportation and its main barriers. This is a, mainly qualitative, case study. The unit of analysis is ABEMEL, constituted of 32 members, with headquarters in Rio Claro, São Paulo. It figures as a representative body of the Brazilian beekeeping industry. The empirical data was collected through a closed questionnaire and interviews, done by e-mail, 10 associates answered the questionnaire and 4 the interview, a representative of the executive management of ABEMEL was also interviewed and documents analyzed. The data was analyzed through content analysis with a priori categorization and a small quantitative stage by extracting means and standard deviations. It was concluded that the associates notice benefits brought by the collective actions mediated by the association, which acts as an important figure in structuring the beekeeping industry. However, even bigger challenges that require more forceful efforts by the government and the companies are also seen.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)
Departamento de Administração (FACE ADM)
Licença: Revista Economia & Gestão - É permitida a reprodução, total ou parcial dos trabalhos publicados desde que seja citada a fonte. Fonte: http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/about/submissions#authorGuidelines. Acesso em: 20 out. 2016.
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