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ARTIGO_MulheresPoliticaNoticiasEstereotipos.pdf218,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.authorTokarski, Flávia Millena Biroli-
dc.date.accessioned2016-11-08T14:47:07Z-
dc.date.available2016-11-08T14:47:07Z-
dc.date.issued2010-09-
dc.identifier.citationBIROLI, Flávia. Mulheres e política nas notícias: Estereótipos de gênero e competência política. Revista Crítica de Ciências Sociais, v. 90, p. 45-69. set. 2010. Disponível em: <http://rccs.revues.org/1765>. Acesso em: 09 set. 2016. DOI: 10.4000/rccs.1765.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/21726-
dc.description.abstractO artigo analisa representações de gênero presentes nas notícias das principais revistas semanais brasileiras. Constata que a presença reduzida de mulheres é acompanhada da existência de estereótipos que remetem a certas concepções do papel da mulher nas sociedades e de sua competência para atuar na vida pública. A relação da mulher com a vida privada é a espinha dorsal desses estereótipos. Seu complemento é o destaque à aparência e o reforço à beleza como um modo de distinção feminina. O artigo apresenta uma análise qualitativa da presença das três mulheres que tiveram maior visibilidade nas notícias no período analisado, os anos de 2006 e 2007: Heloisa Helena, Marta Suplicy e Dilma Rousseff. Essa análise permite discutir representações da feminilidade e da masculinidade, do privado e do público, que atribuem sentidos à presença diferenciada de homens e mulheres na política e na mídia. _______________________________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThis article analyses representations of gender in the news content of leading Brazilian weekly magazines. It observes that the low presence of women is accompanied by stereotypes relating to certain concepts of the role of women in societies and their ability to act in public life. The relationship between women and private life is the backbone of these stereotypes, supplemented by an emphasis on appearance and the reinforcement of beauty as form of female distinction. The article presents a qualitative analysis of the presence of the three women with the greatest visibility in news reports during the period under analysis, 2006 and 2007: Heloisa Helena, Marta Suplicy and Dilma Rousseff. This analysis allows for a discussion of representations of femininity and masculinity, and the private and the public, which attribute meaning to the differentiated presence of men and women in politics and the media.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.publisherCentro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbraen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleMulheres e política nas notícias : estereótipos de gênero e competência políticaen
dc.title.alternativeWomen and Politics in the News: Gender Stereotypes and Political Competence Femmes et politiques dans la presse : stéréotypes de genre et compétence politiqueen
dc.typeArtigoen
dc.subject.keywordEstereótipos (Psicologia social)en
dc.subject.keywordPolíticaen
dc.subject.keywordRepresentações de gêneroen
dc.subject.keywordMídiaen
dc.rights.licenseRevista Crítica de Ciências Sociais - Este documento é o fac-símile da edição em papel. Creative Commons – CC BY 3.0. Fonte: https://rccs.revues.org/1765. Acesso em: 9 set. 2016.en
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.4000/rccs.1765en
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