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2016_ThiagoYamashitaPaiva.pdf1,81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorRabelo, Mauro Luiz-
dc.contributor.authorPaiva, Thiago Yamashita-
dc.date.accessioned2016-11-08T12:06:01Z-
dc.date.available2016-11-08T12:06:01Z-
dc.date.issued2016-11-08-
dc.date.submitted2016-08-12-
dc.identifier.citationPAIVA, Thiago Yamashita. Aprendizagem ativa e colaborativa: uma proposta de uso de metodologias ativas no ensino da matemática. 2016. xii, 55 f., il. Dissertação (Mestrado em Matemática)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/21707-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Departamento de Matemática, Curso de Pós-Graduação em Matemática, 2016.en
dc.description.abstractMuitos professores de matemática, da educação básica até o nível superior, estão preocupados em procurar métodos alternativos de ensino, mas abandonar a aula expositiva parece ser uma tarefa muito complicada, pois nem sempre é fácil romper com a lei da inércia, que nos impulsiona a continuar atuando da mesma forma, repetindo modelos pedagógicos centenários. Com o objetivo de contribuir com essa discussão no âmbito da atuação do professor de matemática, este trabalho apresenta uma breve descrição sobre algumas metodologias de aprendizagem ativas e colaborativas que estão sendo utilizadas em Universidades e escolas do Brasil e de outros países. Um enfoque maior é dado ao peer instruction ou aprendizagem pelos colegas (ApC). Inclui-se também um relato de observação de uma aula de matemática realizada com a técnica ApC em uma escola de ensino médio da rede pública do Distrito Federal.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleAprendizagem ativa e colaborativa : uma proposta de uso de metodologias ativas no ensino da matemáticaen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordAprendizagem - autonomiaen
dc.subject.keywordMatemática - aprendizagem e trabalho pedagógicoen
dc.subject.keywordProfessores de matemáticaen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.en
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2016.08.D.21707-
dc.description.abstract1Many math teachers, from basic education to higher education, are concerned to seek alternative methods of teaching, but leave the lecture seems to be a very complicated task, because it is not always easy to break the law of inertia, which impels us to continue acting in the same way, repeating centenarians pedagogical models. In order to contribute to this discussion in the role of the maths teacher, this paper presents a brief description of some active and collaborative learning methodologies that are being used in universities and schools in Brazil and other countries. A greater focus is given to the peer instruction. Also includes an observation report of a math class conducted with peer instruction technique in a public high school of Brazilian Federal District.-
dc.description.unidadeInstituto de Ciências Exatas (IE)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Matemática (IE MAT)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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