Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/21650
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_LeandroGuilhermeOliveiradeMenezes.pdf1,59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Corpos-subjéteis : análise de narrativas a partir da experiência das artes na regional de ensino da Samambaia
Autor(es): Menezes, Leandro Guilherme Oliveira de
Orientador(es): Freitas Filho, José Fernando Marques de
Assunto: Dewey, John, 1859-1952 - crítica e interpretação
Professores de arte
Formação de educadores
Data de publicação: 3-Nov-2016
Referência: MENEZES, Leandro Guilherme Oliveira de. Corpos-subjéteis: análise de narrativas a partir da experiência das Artes na regional de ensino da Samambaia. 2016. 193 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O presente trabalho é fruto de uma reflexão a partir das limitações e possibilidades dos educadores de Artes que compõem o quadro de professores do Distrito Federal na Regional da Samambaia de Ensino. São ainda propostas construções e definições para a experiência, saberes, formação do docente para justamente, adentrar o discurso de educadores que trazem à discussão as experiências e contribuições ao longo de suas carreiras. Esse estudo traz luz a um quadro sintomático de comportamentos, trajetórias semelhantes, possibilitando a formação de um perfil de um educador nesta regional. Para se chegar a essas questões, o estudo aborda o sujeito que sofre a experiência num diálogo entre Jorge Larossa e John Dewey, desencadeado em tipos de experiência num processo de remoldagem do ser humano, ou seja, a partir de suas experiências anteriores, questionar-se e transbordar-se em novos terrenos de experiência. Ao falar desse processo de construção com o meio gerando conhecimento, é apresentada a construção de um saber a partir de Maurice Tardiff e seu processo de formação do saber docente.
Abstract: This work is the result of reflection from the limitations and possibilities of Arts educators who make up the teaching staff of the Federal District in the Regional Education Fern. It is also proposed constructions and definitions for the experience, knowledge, teacher's training to precisely enter the discourse of educators who bring to the discussion the experiences and contributions throughout their careers. This study brings light to a symptomatic picture of behaviors, similar trajectories, allowing the formation of a profile of an educator in this regional. To get to these questions, the study addresses the subject who suffers experience a dialogue between Jorge Larossa and John Dewey, triggered in types of experience in refolding process of human beings, that is, from their previous experiences, pose questions up and overflow into new land experience. When speaking of that building process with the means generating knowledge, the construction of knowledge from Maurice Tardiff and its formation process of teaching knowledge is presented.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2016.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2016.06.D.21650
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.