Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/21628
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_JoãodaSilveiraGuimarães.pdf1,89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Mãos à máquina : um estudo sobre mídia-educação e infância
Autor(es): Guimarães, João da Silveira
Orientador(es): Wiggers, Ingrid Dittrich
Assunto: Mídia digital
Processo pedagógico
Educação de crianças
Data de publicação: 31-Out-2016
Referência: GUIMARÃES, João da Silveira. Mãos à máquina: um estudo sobre mídia-educação e infância. 2016. xi, 138 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: A pesquisa, em nível de mestrado, se insere na perspectiva da mídia-educação, visando contribuir para a área de estudos da infância e sua relação com as mídias. O objetivo geral foi analisar manifestações culturais infantis no contexto escolar, por meio de uma abordagem em mídia-educação com base no desenvolvimento de uma intervenção pedagógica. A pesquisa foi realizada em uma escola de Brasília, com 48 crianças de idade entre 9 a 11 anos de idade. Desenvolveu-se uma oficina de mídia-educação em 23 encontros, durante 12 semanas. A metodologia empregada foi a da pesquisa pedagógica, na qual o pesquisador investiga uma situação pedagógica. Para a investigação adotou-se o papel de um pesquisador-professor. As crianças experimentaram a utilização de câmeras e exploraram as filmagens de forma livre e orientada. A abordagem da mídia-educação foi efetivada através de uma estratégia de produção e apreciação. Para produção de dados utilizou-se um diário de campo e os vídeos produzidos pelas crianças; para a análise uma codificação do próprio diário, complementados pelos vídeos. Os resultados encontrados foram analisados quanto ao processo, ao produto e as manifestações culturais infantis. O processo mostrou que a abordagem metodológica da mídia-educação, embasada na produção e na apreciação, tende a promover o exercício da reflexão e do pensamento crítico das crianças frente às mídias. Além disso, destacaram-se os temas do interesse e do “caos” como interações pedagógicas preponderantes na pesquisa. O interesse aparece como ponto fundamental na pedagogia, sendo a principal motivação no processo de ensino-aprendizagem. O “caos” se destacou como um desafio para a pesquisa, carente de reflexão uma vez que atividades calcadas na criatividade e na colaboração tendem a aparentar desordem. A análise dos produtos se deu na dimensão dos temas representados pelas crianças em suas produções finais, nos gêneros do terror, corrida de carros, programa de TV, brincadeiras espontâneas e lutas, o que revelou a presença importante da cultura popular em suas representações. Por fim, a análise das manifestações culturais infantis promoveu quatro debates. O primeiro acerca dos aparelhos celulares enquanto objeto de grande desejo das crianças. O segundo, a respeito de manifestações da sexualidade, evidenciadas no uso, ou relacionadas, às mídias, promovendo um debate acerca da legitimidade da sexualidade infantil. A terceira reflexão é feita acerca da violência, evidenciada nas brincadeiras de lutas, nas produções e no “caos” da sala de aula, a análise é construída a partir das formas como foram realizadas tais manifestações de violência. O quarto debate é construído na reflexão sobre o discurso de influência das mídias sobre o comportamento infantil, problematizando as tendências superficiais que sugerem uma relação unilateral de causa e efeito.
Abstract: The research is inserted on the context of media education in order to contribute to the field of childhood studies and their relationship with the media. The main objective was to analyze the cultural manifestations expressed by children in a school’s context through a media education approach based on a pedagogical intervention. The study was conducted at a school in Brasilia, with 48 children aged 9 to 11 years old. We developed a media education workshop in 23 meetings for 12 weeks. The methodology used was the pedagogical research in which the researcher investigates a pedagogical situation. It was adopted the role of a researcher-teacher by the researcher. Children experienced the use of cameras and explored the filming in a free and oriented manner. The approach to media education was accomplished through a strategy of production and screening. For data production a field journal was constructed, also videos produced by children were considered as data; for analyzing it was held a codification of the field journal, as the videos complemented the analysis. The results were analyzed on process, product and children's cultural manifestations. The process showed that the methodological approach to media education, based on the production and screening, tends to promote the exercise of reflection and critical thinking in children facing the media. In addition, the highlights were the topics of interest and "chaos" as preponderant pedagogical interactions in the research. The interest appears as a key point in pedagogy, the main motivation in the teaching-learning process. The "chaos" stood out as a challenge for research, demanding reflection as innovative activities based on creativity and collaboration tend to show apparent disorder. Analysis of the products consisted on the issues represented by the children in their final productions in horror genres, car racing, TV show, spontaneous play and fights, which revealed the significant presence of popular culture in their performances. Finally, the analysis of the children's cultural manifestations promoted four debates. The first about the mobile phones as an object of great desire of children. The second, about manifestations on sexuality evidenced in use, or related, to the media, promoting a debate about the legitimacy of infantile sexuality. The third reflection is made about violence, evident on children’s playing, in the productions and over the "chaos" of the classroom, the analysis is built on the formats of such manifestations. The fourth debate is built on the reflection on the discourse of media influence on child behavior, questioning the superficial trends that suggest a unilateral relationship of cause and effect.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação Física (FEF)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Educação Física, 2016.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação Física
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2016.06.D.21628
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.