Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/21612
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_HevertonBarbosadeOliveira.pdf1,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCabello, Andrea Felippe-
dc.contributor.authorOliveira, Heverton Barbosa de-
dc.date.accessioned2016-10-24T12:22:54Z-
dc.date.available2016-10-24T12:22:54Z-
dc.date.issued2016-10-24-
dc.date.submitted2016-08-04-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Heverton Barbosa de. Como os custos de transação afetam a eficiência: um estudo de caso na Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas – FACE/UnB. 2016. 72 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Economia do Setor Público)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/21612-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Departamento de Economia, Mestrado Profissionalizante em Economia do Setor Público, 2016.pt_BR
dc.description.abstractO objetivo geral desta pesquisa foi caracterizar os custos de transação e quais os impactos destes na eficiência dos serviços prestados na Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (Face) da Universidade de Brasília (UnB). Para isto, foi realizada pesquisa para desenvolver um nível de análise em que permitisse identificar a existência deste fenômeno. No qual, foram verificadas as rotinas administrativas realizadas pelos funcionários dos Departamentos e da diretoria da Face com o intuito de evidenciar a existência de custos transação. Onde, foram identificados, caracterizados e evidenciados os seus impactos na eficiência dos serviços prestados pela Face. Foi verificada, também, a existência de diferenças expressivas na prestação de serviços entre os cursos ofertados pela Face que possuem a oferta de dois turnos (diurno e noturno), onde verificou-se a incidência de falhas relacionadas a agentes (teoria da agência) e assimetria de informações, fenômenos que ajudaram a diagnosticar e caracterizar a geração dos custos de transação. Finalizou-se o presente trabalho com a indicação de uma forma viável de redução dos fenômenos diagnosticados com vistas ao aumento de produtividade dos servidores e racionalização dos recursos empregados nas unidades administrativas da Face.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleComo os custos de transação afetam a eficiência : um estudo de caso na Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas – FACE/UnBen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordCustos de transaçãoen
dc.subject.keywordEficiência econômicaen
dc.subject.keywordTeoria da agênciaen
dc.subject.keywordAssimetria informacionalen
dc.subject.keywordUniversidade de Brasíliaen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.en
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2016.08.D.21612-
dc.description.abstract1The general objective of this research was to characterize the transaction costs and the impacts of these on the efficiency of services provided at the Faculty of Economics, Management, Accounting and Public Policy Management (Face) at the University of Brasilia (UNB). For this, research was conducted to develop an analytical level in order to identify the existence of this phenomenon. In which, administrative routines performed by officials from the Departments and the face board in order to demonstrate the existence of transaction costs were verified. Where were identified, characterized and highlighted its impact on the efficiency of services provided by Face. It was observed also that there are significant differences in service delivery between the courses offered by the face that have the offer of two shifts (day and night), where it was found the incidence of faults related to agents (agency theory) and asymmetric information, phenomena that helped diagnose and characterize the generation of transaction costs. this work is finalized with the appointment of a viable way of reducing phenomena diagnosed with a view to increasing productivity of servers and rationalization of resources employed in the administrative units face.-
dc.description.unidadeFaculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Economia (FACE ECO)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Economia, Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.