Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/21594
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_SusanCarinyCarvalhoMachado.pdf2,74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Identificação e hierarquia dos fatores que influenciam o preço do transporte rodoviário de carga
Outros títulos: Identification and hierarchy of factors affecting the price of road freight transport
Autor(es): Machado, Susan Cariny Carvalho
Orientador(es): Granemann, Sérgio Ronaldo
Assunto: Transporte rodoviário de carga - aspectos econômicos
Transporte rodoviário de carga - empresas
Método de Análise Hierárquica (MAH)
Data de publicação: 20-Out-2016
Referência: MACHADO, Susan Cariny Carvalho. Identificação e hierarquia dos fatores que influenciam o preço do transporte rodoviário de carga. 2016. xiv, 104 f., il. Dissertação (Mestrado em Transportes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: No Brasil, o mercado de transporte rodoviário de cargas (TRC) é responsável pela circulação de diversos produtos e o seu preço, diferentemente do transporte público de passageiros, não sofre controle governamental. O preço do frete é organizado e calculado individualmente por cada empresa e, por este motivo, estão ligadas às particularidades dos gastos de cada tipo de serviço. Porém, existe um conjunto de fatores que influenciam na definição do preço do frete, sendo então fundamental que as empresas tenham conhecimento e precisão das informações que implicam na situação real dos custos do serviço ofertado para que possa operar com eficiência e compreender o funcionamento do sistema de transporte de carga. O procedimento adotado parte de um aprofundamento teórico quanto aos fatores que influenciam o preço do frete e posterior aplicação de técnica de análise multicritério, por meio do Método de Análise Hierárquica (MAH), permitindo conhecer o grau de importância de tais fatores em diferentes mercados de transporte rodoviário de carga. Os resultados obtidos após esse procedimento mostram que, apesar do conhecimento das informações sobre os custos do serviço ofertado ser fundamental para que as transportadoras possam otimizar os seus resultados, é essencial para seu crescimento e sua permanência no mercado de TRC a análise de outros fatores que influenciam o preço do frete, como por exemplo, volume, tipo de carga, forma de acondicionamento, redespacho, pedágio, região, concorrência e carga de retorno, que apresentaram índices altos de importância relativa dentre os entrevistados neste estudo.
Abstract: In Brazil, the road freight transport (RFT) market is responsible for the movement of various products and their prices, differently from the public passenger transport, it does not suffer control from government. The price of freight is organized and calculated individually for each company and, therefore, are linked to the particularities of the costs for each type of service. However, there are a number of factors that influence the shipping price, and so important companies keep aware and accuracy of information that imply the actual situation of the offered service costs so that it can operate efficiently and understand the functioning of the system cargo transportation. The procedure adopted part of a theoretical study about the factors that influence the price of shipping and subsequent application of multi-criteria analysis technique, through the Analytic Hierarchy Process (AHP), allowing know the degree of importance of these factors in different road freight transport markets. The research part of a theoretical study about the factors that influence the price of shipping and subsequent application of multi-criteria analysis techniques, thus, to know the order of importance of these factors in different road freight transport markets. The results obtained after the procedure shows that, despite the knowledge of the information on service costs offered be crucial for carriers to optimize their results, it is essential for their growth and their stay in the RFT market load the analysis other factors influence the price of shipping, such as volume, type of cargo, form of packaging, re-dispatch, toll, region, competition and return cargo, which showed high levels of relative importance among respondents in this study.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Tecnologia (FT)
Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2016.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Transportes
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2016.06.D.21594
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.