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Título: Biodiversidade, conservação e sustentabilidade em livros didáticos de biologia do PNLD de 2015
Autor(es): Silva, Daniel Louzada da
Orientador(es): Carneiro, Maria Helena da Silva
Assunto: Livros didáticos
Meio ambiente
Livros didáticos - avaliação educacional
Livros didáticos - Biologia
Programa Nacional do Livro Didático (PNLD)
Biodiversidade
Sustentabilidade
Data de publicação: 4-Out-2016
Referência: SILVA, Daniel Louzada da. Biodiversidade, conservação e sustentabilidade em livros didáticos de biologia do PNLD de 2015. 2016. xv, 228 f., il. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar o tratamento dado aos conceitos biodiversidade, conservação e sustentabilidade pelo livro didático (LD) de biologia de ensino médio do Programa Nacional do Livro Didático de 2015 (PNLD 2015) do ponto de vista da circulação de ideias entre diferentes coletivos de pensamento. As nove coleções de LD de biologia do PNLD 2015 tiveram texto e imagens fotográficas analisadas procurando identificar o discurso que expressam em relação às questões ambientais. Os capítulos de ecologia de cada coleção foram analisados integralmente quanto a texto e fotografias, exceto exercícios. Em todos os livros, as fotografias de pessoas foram quantificadas quanto a faixa etária, representação étnico-racial, e enquadramento da imagem. Nos capítulos de ecologia também foram quantificados grupos taxonômicos dos animais fotografados. Analisou-se divergências e convergências entre os marcos teóricos e marcos legais de referência. Os resultados indicam que os autores mesmo partindo de base conceitual semelhante apresentam discursos divergentes, e um mesmo exemplo pode ilustrar realidades opostas. Conservação e preservação são conceitos tratados como sinônimos pela maior parte dos autores. Entre os marcos legais, predominam os tratados internacionais sobre a legislação nacional. O uso de imagens mostrou uma representação humana de adultos, homens e brancos, ou seja, há pouca diversidade étnico-racial, de gênero e de faixa etária. Em relação às imagens de animais, predominaram mamíferos e aves. Exemplos de conservação relacionaram-se mais a espécies ameaçadas do que a ecossistemas. Quanto à circulação de ideias, o LD relaciona-se a quatro coletivos de pensamento, um acadêmico, um político-jurídico, e dois outros normativos. A circulação do conceito de biodiversidade aparece mais diretamente relacionada ao coletivo de produção acadêmica. O conceito de conservação aparece indiretamente com exemplos de processos de conservação biológica e de conservação de recursos naturais. Sustentabilidade é um conceito utilizado com diversos significados, muitas vezes, entendidos como solução para os diferentes problemas socioambientais.
Abstract: The treatment biodiversity, conservation and sustainability concepts receive in nine collections of high school biology textbooks of 2015 Brazilian National Textbook Program (PNLD 2015) were analyzed from the point of view of the circulation of ideas among different collectives of thought. We compared differences and similarities between the theoretical frameworks an legal benchmarks. Our results indicate that even starting from similar conceptual basis, textbooks have divergent discourses and the same example may be used to illustrate opposite realities. Among the legal marks, international treaties prevail over national law. Photos and text of those collections of biology textbooks of PNLD 2015 were analyzed seeking to identify the ideas imparted in relation to environmental issues. Text and photographs at Ecology chapters of each collection were fully analyzed, except homework assignments. People depicted on photos were classified according to age group, ethnic and racial representation, and framing of the image. Animals presented in pictures were grouped according to their taxonomic class status. The use of images showed a human representation of white male adults. i.e., there is little ethnic and racial, gender and age diversity. Most photographed animals were mammals and birds. Examples of conservation related to endangered species prevail over ecosystems conservation. As for the circulation of ideas, the LD relates to four collective thoughts, an academic one, a legal-political one and the other two normative. Biodiversity concept appears strongly related to the academic collective of thought. Conservation concept is indirectly presented in examples of biological processes of conservation and preservation of natural resources. Sustainability is a concept used with several meanings, often understood as a solution to different environmental problems.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Doutorado em Educação, 2016.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2016.07.T.21507
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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