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Titre: Cidades inteligentes e direito à cidade : a atuação das tecnologias da informação e comunicação na produção de duas perspectivas antagônicas de espaço urbano - o caso da Ocupação Cultural Mercado Sul Vive, Taguatinga, Distrito Federal
Auteur(s): Brandão, Flávia Sofia do Nascimento
Orientador(es):: Fausto Neto, Tiago Quiroga
Assunto:: Informação tecnológica
Urbanismo
Globalização
Date de publication: 28-sep-2016
Référence bibliographique: BRANDÃO, Flávia Sofia do Nascimento. Cidades inteligentes e direito à cidade: a atuação das tecnologias da informação e comunicação na produção de duas perspectivas antagônicas de espaço urbano - o caso da Ocupação Cultural Mercado Sul Vive, Taguatinga, Distrito Federal. 2016. 229 f., il. Dissertação (Mestrado em Comunicação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Résumé: O fenômeno conhecido como Junho de 2013 fornece o ponto de partida para essa investigação sobre cidades inteligentes e militância pelo direito à cidade. A utilização dos espaços públicos urbanos para fins políticos contra-hegemônicos, naquela ocasião, figurou como verdadeira "interferência" na programação de um modo de vida que prescreve que "cidadãos de bem" devem viajar de casa para o trabalho (e vice-versa) conectados em seus carros inteligentes, com seus telefones inteligentes, sem que nada "fora da ordem" aconteça. Trata-se de uma concepção racionalista que tem origem no final do século XVIII e que guarda ligação direta com o capitalismo industrial e o início da aglomeração populacional em metrópoles. Na nossa atualidade, com a globalização, esta mentalidade ganha o incremento das novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), técnicas que, por sua natureza cibernética, possibilitariam, finalmente, a prática de um cotidiano urbano altamente controlado e livre do "imprevisível". A imagem da cidade-máquina transforma-se em cidade inteligente, gerenciada por tecnologia "sem fio", onde os fluxos são informacionais. Em contrapartida, este também é o momento histórico em que movimentos sociais, grupos e coletivos que militam pelo direito à cidade, no Brasil, vêm propondo novas racionalidades para a produção de um espaço urbano renovado e livre. Tais questões são analisadas aqui através do estudo de um caso sobre a Ocupação Cultural Mercado Sul Vive, localizada em Taguatinga, Distrito Federal, e tiveram como objetivo abrir possibilidades interpretativas sobre a atuação das TIC na produção de ideias hegemônicas e contra-hegemônicas neste início de século XXI.
Abstract: The phenomenon known as Junho de 2013 provides the starting point for this research on smart cities and militancy right to the city: the use of urban public spaces for political purposes counter hegemonic at that time figured as true "interference" in programming a way of life that prescribes that "good citizens" must travel from home to work (and vice versa) connected on their smart cars, with their smart phones without anything "out of order" happen. It is a rationalist conception which originated in the late eighteenth century and has a direct link with industrial capitalism and the beginning of agglomeration in metropolitan areas. In our present with the globalization, this mindset wins the increase of new Information and Communication Technologies (ICT) techniques which, in cybernetic nature, would make it possible, finally, the practice of a highly controlled urban daily life and free from the "unpredictable ". The city-machine image becomes a smart city, managed by technology "wireless", where the streams are informational. On the other hand, this is also the historical moment in which social movements, groups and collectives that militate right to the city, in Brazil, have proposed new rationales for the production of a new and free urban space. So also through a case study of the Ocupação Cultural Mercado Sul Vive, located in Taguatinga, Federal District, the survey aims to open interpretative possibilities on the performance of ICT in the production of hegemonic and counter-hegemonic ideas at the beginning of XXI century.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Comunicação (FAC)
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, 2016.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2016.03.D.21471
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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