Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/21424
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_DanielaMillerdeAraujoLopes.pdf1,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Edlene Oliveira-
dc.contributor.authorLopes, Daniela Miller de Araújo-
dc.date.accessioned2016-09-08T21:28:14Z-
dc.date.available2016-09-08T21:28:14Z-
dc.date.issued2016-09-08-
dc.date.submitted2016-07-08-
dc.identifier.citationLOPES, Daniela Miller de Araújo. O cinema nos discursos e nas práticas pedagógicas de professores de História do ensino médio no Distrito Federal: entre o ideal e o possível. 2016. 111 f. Dissertação (Mestrado em História) — Universidade de Brasília, Brasília, 2016.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/21424-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Departamento de História, Programa de Pós-Graduação em História, 2016.en
dc.description.abstractEsta dissertação analisa os discursos e práticas pedagógicas de quatros professores de história do ensino médio que lecionam em escolas públicas e privadas do Distrito Federal sobre a utilização de filmes no Ensino de História. O objetivo foi investigar as representações dos docentes sobre história, cinema e quais saberes são mobilizados nas atividades com narrativas fílmicas. Ainda, como esses educadores planejam suas aulas, isto é, a organização das atividades com os filmes para suas turmas, suas articulações com os conteúdos/conceitos históricos discutidos e com as competências/habilidades desejadas na relação ensinoaprendizagem. Também, buscou-se compreender como os professores usam e articulam a sua prática docente cotidiana com sua formação inicial/continuada e quais contribuições os estudos sobre as representações e saberes docentes podem oferecer para problematizar e contribuir na formação de um ensino/aprendizagem críticos da disciplina História e de uma educação para a cidadania? Os discursos dos docentes, nessa pesquisa, foram interpretados em diálogo com os estudos de Cinema e História, Teoria da História, Teoria das Representações Sociais e com os documentos do Ministério da Educação e Cultura (MEC), com a Lei de Diretrizes e Base (LDB), os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s), as matrizes de avaliação para o Programa de Avaliação Seriada (PAS) e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), dentre outros.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleO cinema nos discursos e nas práticas pedagógicas de professores de História do ensino médio no Distrito Federal : entre o ideal e o possívelen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordCinema - educaçãoen
dc.subject.keywordEnsino de históriaen
dc.subject.keywordHistória - estudo e ensino - Distrito Federal (Brasil)en
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.en
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2016.07.D.21424-
dc.description.abstract1This dissertation analyzes the discourse and the pedagogical practice of four high school teachers who use films for teaching History. They teach in private and public schools in the Distrito Federal (Brazil). The objective of this paper was to investigate the actions of the teachers about history, cinema and the type of knowledge used in film activities. The planning of these classes, that is, the organization of activities for the class, how they organized historical content/concepts discussed, and the competences and abilities practiced in class were also within the scope of this paper. This paper also aimed at understanding how teachers cope with their daily practices using their initial training and their ongoing development, and what is the contribution of their studies and their teacher development to the betterment of their teaching practice and to enable the teaching / learning of History through critical thinking and the developing of citizenship. In this research, the discourse of the teachers were analyzed having in mind Cinema and History studies, History theory, and Social Representation theory. Documents from the Brazilian Ministry of Education and Culture (MEC), the Lei de Diretrizes e Base (the law that regulates education in Brazil, LDB), Parâmetros Curriculares Nacionais (Nacional Curricula Parameters, PCNs), The reference matrix for Programa de Avaliação Seriada (Serial Evaluation Programme, the selection process used by the University of Brasilia), the Exame Nacional do Ensino Médio (National High School Exam, ENEM), among others.-
dc.description.unidadeInstituto de Ciências Humanas (ICH)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de História (ICH HIS)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.