Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/21406
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_DiscursosSexistasHumorismo.pdf384,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Discursos sexistas no humorismo e na publicidade : a expressão pública, seus limites e os limites dos limites
Outros títulos: Sexist speeches in humorism and advertising : public expression, its limits and the limits' limits
Autor(es): Miguel, Luis Felipe
Assunto: Sexismo
Liberdade de expressão
Humorismo
Publicidade
Data de publicação: Jul-2013
Editora: Núcleo de Estudos de Gênero - Pagu
Referência: MIGUEL, Luís Felipe. Discursos sexistas no humorismo e na publicidade: A expressão pública, seus limites e os limites dos limites. Cadernos Pagu, Campinas, n. 41, p. 95-119, jul./dez. 2013. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-83332013000200010&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 22 ago. 2016. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-83332013000200010.
Resumo: Dois episódios ocorridos em 2011, no Brasil, obtiveram notoriedade por colocar em rota de colisão a liberdade de expressão e o combate ao sexismo: uma piada do humorista Rafinha Bastos sobre estupro e uma propaganda de roupas íntimas na TV. O artigo discute os dois casos, reconstituindo a polêmica e os argumentos mobilizados pelas posições em conflito. Conclui que, em ambos os casos, restrições à expressão se justificam, mas por motivos diferentes: a incitação ao ódio, num caso, e o baixo valor social da publicidade comercial, no outro.
Abstract: Two episodes that occurred in 2011 in Brazil gained notoriety for putting on a collision course the freedom of speech and the fight against sexism: a joke about rape, by comedian Rafinha Bastos, and an underwear ad on TV. The article discusses the two cases, reconstituting the controversy and the arguments deployed by the conflicting positions. It concludes that, in both cases, restrictions on expression are justified, but for different reasons: the incitement to hate in one case and the low social value of advertising on the other.
Licença: Cadernos Pagu - All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-83332013000200010&lng=en&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 22 ago. 2016.
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-83332013000200010
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.