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ARTIGO_OrgulhoPreconceitoObjetividade.pdf650,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.authorTokarski, Flávia Millena Biroli-
dc.contributor.authorMiguel, Luis Felipe-
dc.date.accessioned2016-09-05T15:09:40Z-
dc.date.available2016-09-05T15:09:40Z-
dc.date.issued2012-06-
dc.identifier.citationBIROLI, Flávia; MIGUEL, Luis Felipe. Orgulho e preconceito: a "objetividade" como mediadora entre o jornalismo e seu público. Opinião Pública, Campinas, v. 18, n. 1, p. 22-43, jun. 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-62762012000100002&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 22 ago. 2016. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-62762012000100002.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/21379-
dc.description.abstractO artigo discute o valor da "objetividade" na construção do discurso e na orientação das práticas jornalísticas. A análise de revistas brasileiras semanais de informação permite observar que o ideal da objetividade e a afirmação dos valores morais não são excludentes: "fatos objetivos" e julgamentos complementam-se na legitimação do jornalismo como guardião dos valores sociais. O compartilhamento de posições sociais - e preconceitos - entre os jornalistas e seu público permite que perspectivas e interesses específicos sejam vocalizados como se correspondessem à totalidade, naturalizando um padrão de valores e transmutando julgamentos em fatos. No jornalismo, a neutralidade corresponde à validação de discursos hegemônicos.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.publisherCentro de Estudos de Opiniao Publica da Universidade Estadual de Campinasen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleOrgulho e preconceito : a "objetividade" como mediadora entre o jornalismo e seu públicoen
dc.typeArtigoen
dc.subject.keywordJornalismoen
dc.subject.keywordObjetividadeen
dc.subject.keywordInteressesen
dc.subject.keywordPolíticaen
dc.rights.licenseOpinião Pública - All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-62762012000100002. Acesso em: 22 ago. 2016.en
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/S0104-62762012000100002en
dc.description.abstract1The article discusses the value of "objectivity" for journalistic discourses and practices. The analysis of Brazilian weekly news magazines confirms the comprehension that the ideal of objectivity and the assertion of moral values do not exclude each other: "objective facts" and judgments are complementary in legitimating journalism as the guardian of social values. The sharing of social positions - and prejudgments - between journalists and their public allows specific perspectives and interests to be voiced as if they equal the totality, naturalizing a pattern of values and making judgments into facts. In journalism, neutrality corresponds to the validation of hegemonic discourses.-
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