Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/21306
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_MaxçunyAlvesNevesdaSilva.pdf2,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Tânatos nasceu em mim : uma análise da poética tanatográfica de Affonso Romano de Sant’Anna
Autor(es): Silva, Maxçuny Alves Neves da
Orientador(es): Cyntrão, Sylvia Helena
Assunto: Poesia
Morte - literatura
Sant’Anna, Affonso Romano de, 1937- crítica e interpretação
Data de publicação: 22-Ago-2016
Referência: SILVA, Maxçuny Alves Neves da. Tânatos nasceu em mim: uma análise da poética tanatográfica de Affonso Romano de Sant’Anna. 2016. 152 f., il. Tese (Doutorado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: A morte que tanto agiu no século XX é o traço marcante da escrita de Affonso Romano de Sant’Anna e que aparece de forma mais explícita nas quatro últimas obras poéticas que, lançadas no período a que Lipovetsky denomina de hipermodernidade, formam o corpus analisado. A forma como Tânatos se deixa transparecer em sua poesia demonstra um projeto coeso que gira em torno do tempo e das reflexões que ele suscita. Na busca por uma análise intertranstextual, levou-se em consideração o que propõe Eco em Os limites da Interpretação, conjuntamente com teóricos como Bakhtin, Bosi e Paz dentre outros. No tocante ao tema, foram observados os posicionamentos histórico, sociológico, psicanalítico, bioantropológico e filosófico de Ariès, Bauman, Ross, Morin e Agostinho, respectivamente, dentre outros.
Abstract: Death, which acted so much in the XX century, is the remarkable feature in the writing of Affonso Romano de Sant’anna. This can be seen explicitly in the analyzed corpus: his last four poetry books, which were released in the period Lipovetsky has called hypermodenity. The way the author lets Thanatos appear manifests a close-knit project that revolves around time and the experiences it incites. Searching for an intertextual analyzes, one has considered what Eco proposed in The Limits of Interpretation, and theoreticians such as Bakhtin, Bosi, Paz, among others. In respect to the subject-matter, one has observed historical, sociological, psychoanalytic, bioanthropological and philosophic visions of Ariès, Bauman, Morin, and Augustine, amongst others.
Unidade Acadêmica: Instituto de Letras (IL)
Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)
Informações adicionais: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2016.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Literatura
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2016.03.T.21306
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.